Busca avançada
Ano de início
Entree

Participação do sistema canabinoide nos processos oxidativo e inflamatório relacionados à neurodegeneração in vitro

Processo: 13/02916-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2013
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2014
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:Andréa da Silva Torrão
Beneficiário:Hadassa Batinga da Silva
Instituição Sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Canabinoides   Doença de Parkinson   Estresse oxidativo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Doença de Parkinson | Estresse oxidativo | Neurodegeneração | Neuroinflamação | sistema canabinóide | Neurofisiologia

Resumo

O sistema canabinoide tem sido implicado como um importante sistema de neuromodulação em diversos modelos experimentais de lesão neuronal tanto do tipo agudo como crônico, onde muitos estudos sugerem sua ação neuroprotetora. A doença de Parkinson (DP), caracterizada pela perda de neurônios dopaminérgicos na substância negra, tem ainda sua etiologia desconhecida. Apesar disso, vários fatores parecem estar envolvidos como disfunções mitocondriais, estresse oxidativo, e neuroinflamação. Os estudos sobre as relações do sistema canabinoide e a DP, no entanto, ainda são muito controversos, em parte porque os dados da literatura relacionados ao possível papel neuroprotetor do sistema canabinoide ainda são incipientes. Os objetivos gerais do presente projeto são o de investigar a participação do sistema canabinoide em um modelo in vitro de neurodegeneração, onde avaliaremos os parâmetros de estresse oxidativo e de neuroinflamação, como forma de entender a contribuição de cada um deles para a progressão das doenças neurodegenerativas de modo geral e em especial a DP, bem como do papel do sistema canabinoide. Para isso, usaremos uma linhagem de neuroblastoma que será diferenciada em células dopaminérgicas e tratadas com diferentes indutores de dano neuronal como 6-OHDA, H2O2 e LPS, conjugados ao tratamento com agonista e antagonista canabinoides. Serão avaliados parâmetros de viabilidade celular além de proteínas marcadoras de estresse oxidativo, morte e sobrevida neuronal, por métodos enzimáticos, de Western blot, imuno-citoquímica e PCR. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Hadassa Batinga da. Participação do sistema canabinoide em processos oxidativo e inflamatório relacionados à neurodegeneração in vitro.. 2014. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI) São Paulo.