Busca avançada
Ano de início
Entree

Nutrição, cátions hidrossolúveis e produtividade do feijão-caupi em função da aplicação superficial de calcário e silicato

Processo: 13/02000-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de junho de 2013
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitotecnia
Pesquisador responsável:Carlos Alexandre Costa Crusciol
Beneficiário:Matheus Gabriel Palhano
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Corretivos do solo   Vigna unguiculata   Nutrição vegetal   Nutrientes minerais do solo

Resumo

O cultivo do feijão-caupi em SPD no período de entressafra está em expansão, porém estudos da cultura nesse sistema de produção em que está se inserindo são necessários. No sistema plantio direto praticamente não há revolvimento do solo e o consequente acúmulo de resíduos vegetais e fertilizantes na superfície aceleram o processo de acidificação, que ocorre naturalmente e por consequência ocorre baixa disponibilidade de nutrientes e elevados teores de H+Al. Assim, da mesma forma que no sistema de cultivo convencional, no sistema plantio direto também existe a necessidade de aplicação de insumos, especialmente, materiais corretivos de acidez do solo. O uso de corretivos do solo é uma prática essencial para a garantia do sucesso da produtividade das culturas. No Brasil, o material mais utilizado como corretivo de acidez do solo é o calcário. No entanto, os silicatos provenientes das escórias de aciaria são materiais que se comportam de forma semelhante aos calcários, podendo ser utilizados como corretivos do solo, sendo ainda fonte de silício para as culturas. Dentro deste enfoque, este trabalho possui o objetivo de avaliar a influência da aplicação superficial dos corretivos, silicato de cálcio e magnésio e o calcário, na cultura do feijão-caupi em região de inverno seco. A semeadura do feijão-caupi será realizada no mês de março de 2013, no espaçamento de 0,45m. O delineamento estatístico experimental será em blocos casualizados, com dezesseis repetições. Os tratamentos serão constituídos por duas fontes de corretivos da acidez do solo e o controle (calcário, silicato de cálcio e magnésio, e sem a aplicação de corretivo da acidez do solo). Serão realizadas as seguintes avaliações: produção de massa de matéria seca de parte aérea, teores foliares de macronutrientes, silício e cátions hidrossolúveis da matéria seca de parte aérea, além dos componentes de produção e produtividade do feijão-caupi. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
JOÃO ARTHUR ANTONANGELO; JAYME FERRARI NETO; CARLOS ALEXANDRE COSTA CRUSCIOL; LUÍS REYNALDO FERRACCIÚ ALLEONI. Lime and calcium-magnesium silicate in the ionic speciation of an Oxisol. Scientia Agricola, v. 74, n. 4, p. 317-333, Ago. 2017. Citações Web of Science: 4.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.