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Avaliação da eficácia de programa de capacitação parental universal (ACT) pelo uso da observação

Processo: 13/05007-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2013
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2015
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Tratamento e Prevenção Psicológica
Pesquisador responsável:Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams
Beneficiário:Luciana Barbalho Pontes
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Violência contra o menor   Violência na família   Prevenção primária   Capacitação   Família
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:intervenção | observação do comportamento | prevenção universal | Violência contra a Criança | Prevenção da Violência

Resumo

Considerando os altos índices de violência contra a criança no Brasil e os efeitos nocivos que tal violência ocasiona para o desenvolvimento cognitivo, motor e social das crianças, a prevenção da violência infantil torna-se imperativa. Esforços na prevenção secundária e terciária da violência têm sido realizados no Brasil, contudo, estudos que visem à prevenção primária da violência ainda são escassos. Este trabalho objetiva avaliar a eficácia de um programa antiviolência de capacitação parental universal, desenvolvido pela American Psychological Association, sobre o comportamento parental de pais ou cuidadores de uma cidade brasileira de médio porte. Para avaliar o efeito da intervenção, serão utilizados: Inventário de Dimensões de Disciplina (DDI), Questionário de Capacidades e Dificuldades das Crianças (SDQ), Inventário de Problemas Sociais Revisado (SPSI-R) e Protocolo de Observação, além dos instrumentos incluídos no próprio programa. Será realizada ainda, como diferencial de estudos anteriores, a observação da interação cuidador-criança, antes e após a intervenção, em uma casa-laboratório com espelho unidirecional e equipamentos de filmagem, de forma a comparar os resultados dos instrumentos com o comportamento observado. Participarão do estudo 48 pais ou cuidadores e suas crianças de 6-8 anos. O delineamento a ser utilizado é experimental, com medidas de pré-teste/pós-teste/follow-up e grupos controle e experimental equivalentes. Os dados observacionais serão submetidos a cálculos de fidedignidade e seus dados qualitativos descritos e interpretados. Os dados dos instrumentos serão analisados estatisticamente e seus resultados comparados entre pré-teste, pós-teste e follow-up, intra e intergrupos.

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