Busca avançada
Ano de início
Entree

Novas orientações para a alfabetização: aprender a ler e a escrever pelos teclados e telas

Processo: 13/05617-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Data de Início da vigência: 08 de outubro de 2013
Data de Término da vigência: 07 de julho de 2014
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Dagoberto Buim Arena
Beneficiário:Dagoberto Buim Arena
Pesquisador Anfitrião: Karine Berthelot-Guiet
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Université Paris-Sorbonne (Paris 4), França  
Assunto(s):Alfabetização   Escrita   Leitura   Ensino fundamental   Dispositivos eletrônicos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Alfabetização | Dispositivos digitais | Ensino Fundamental | Escrita | Leitura | Alfabetização, leitura e escrita

Resumo

O projeto apresenta, inicialmente, as razões de sua formulação, quais sejam, a existência de um projeto internacional em andamento, contatos mantidos com pesquisadores de instituições francesas e a necessidade de aprofundar pesquisas sobre o processo de alfabetização, que incluem de ações de ensinar e de aprender a ler e a escrever com o uso de dispositivos digitais. Os objetivos, articulados à metodologia, preveem a compreensão das relações entre linguagem escrita e dispositivos digitais em pesquisas na França, notadamente na área da alfabetização. Para isso, serão observadas e acompanhadas as atividades de grupos de pesquisa que estudam a linguagem em mídias e dispositivos digitais, as investigações em andamento e as publicações recentes na área; haverá, ainda, participação em reuniões para elaboração de projetos conjuntos de pesquisa e de participação em eventos no Brasil e na França; atividades de pesquisas em bibliotecas das instituições receptoras, e por fim, serão feitas visitas, se houver autorização, a escolas de ensino fundamental, para observação e acompanhamento de projetos experimentais. São assumidos, como referenciais teóricos de análises dos dados, os princípios vigotskinianos, em aprendizagem e aquisição da linguagem, e os bakhtinianos, em enunciação e discurso. Os resultados serão divulgados em eventos científicos, de formação continuada e em artigos no Brasil. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)