Busca avançada
Ano de início
Entree

A participação da família como fator de influência para o rendimento escolar de estudantes do ensino fundamental

Processo: 13/00515-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2013
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2014
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Andreia Osti
Beneficiário:Marina Tomitan Bocces
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino e aprendizagem   Relação escola-família   Ensino fundamental   Rendimento escolar   Eficiência   Estudantes   Inquéritos e questionários
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:desempenho | Educação | escola | familia | Desempenho acadêmico

Resumo

Este projeto tem como objetivo verificar se há relação entre a participação da família e o desempenho acadêmico de alunos do ensino fundamental. Para isso serão estudados os prontuários de um grupo de 30 alunos do 5º ano do ensino fundamental de uma escola pública da cidade de Rio Claro, sendo 15 alunos com adequado desempenho escolar e 15 com baixo desempenho. Será feita análise dos seguintes aspectos: participação dos pais nas reuniões e convocações da escola no ano de 2012, as notas do desempenho acadêmico geral dos alunos, os resultados do questionário denominado Inventário de Recursos do Ambiente Familiar (RAF). Os dados coletados serão analisados quantitativamente e qualitativamente sendo descritos em relação a sua frequência absoluta (N) e relativa (%) por meio de uma análise estatística. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)