Busca avançada
Ano de início
Entree

Intensificação do manejo do pasto e uso da suplementação nos parâmetros produtivos, ambientais e econômicos na recria e terminação de bovinos de corte

Processo: 13/05894-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2013
Vigência (Término): 31 de julho de 2015
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Pastagens e Forragicultura
Pesquisador responsável:Ricardo Andrade Reis
Beneficiário:Jefferson Fabiano Werner Koscheck
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Produção animal

Resumo

O objetivo deste trabalho é avaliar os efeitos produtivos, ambientais e econômicos da recria de novilhos de corte suplementados em pastagens de Brachiaria brizantha (Hochst ex A. Rich) Stapf cv. Marandu durante as águas e transição águas-seca e estratégias de terminação no período seco. O projeto será conduzido em três fases: águas (2013/2014), transição águas/seca e seca de 2014. No período das águas, dezembro/2013 a março/2014 serão avaliadas três alturas de dossel, 15, 25 e 35 cm do pasto mantido em lotação continua e diferentes estratégias de suplementação: suplementos múltiplos na quantidade de 0,3% e 0,6% do peso corporal (PC) nos animais mantidos nos pastos de 15 cm; 0,1% e 0,3% do PC nos animais dos pastos de 25 cm; e mistura mineral e 0,1% do PC nos animais dos pastos de 35 cm. O experimento será conduzido em delineamento inteiramente casualizado com seis tratamentos e três repetições (piquetes) com medidas repetidas no tempo em três períodos de 28 dias. Na transição águas-seca de março/2014 a junho/2014 os animais mantidos nos pastos das alturas de 15 cm serão terminados em confinamento e avaliado o histórico de recria. Na transição, os animais dos pastos da altura de 25 cm receberão 0,3% e 0,6% do PC e da altura de 35 cm receberão 0,1% e 0,3% do PC. Os dados serão analisados segundo delineamento inteiramente casualizado com quatro tratamentos e três repetições (piquetes) com medidas repetidas no tempo em três períodos de 28 dias. No período seco de junho/2014 a setembro/2014 metade dos animais será terminado no pasto recebendo 1,0 % do PC de suplementos e a outra metade terminada em confinamento avaliando os históricos das estratégias adotadas nas águas e transição águas/secas.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
KOSCHECK, J. F. W.; ROMANZINI, E. P.; BARBERO, R. P.; DELEVATTI, L. M.; FERRARI, A. C.; MULLINIKS, J. T.; MOUSQUER, C. J.; BERCHIELLI, T. T.; REIS, R. A. How do animal performance and methane emissions vary with forage management intensification and supplementation?. ANIMAL PRODUCTION SCIENCE, v. 60, n. 9, p. 1201-1209, 2020. Citações Web of Science: 0.
DELEVATTI, LUTTI MANECK; ROMANZINI, ELIEDER PRATES; WERNER KOSCHECK, JEFFERSON FABIANO; DA ROSS DE ARAUJO, TIAGO LUIS; RENESTO, DIEGO MONTEIRA; FERRARI, ADRIANA CRISTINA; BARBERO, RONDINELI PAVEZZI; MULLINIKS, JOHN TRAVIS; REIS, RICARDO ANDRADE. Forage management intensification and supplementation strategy: Intake and metabolic parameters on beef cattle production. ANIMAL FEED SCIENCE AND TECHNOLOGY, v. 247, p. 74-82, JAN 2019. Citações Web of Science: 0.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
KOSCHECK, Jefferson Fabiano Werner. Intensificação do manejo do pasto e uso da suplementação nos parâmetros produtivos na recria e terminação de bovinos de corte. 2016. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.