Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise não-linear do controle de tronco em crianças com paralisia cerebral

Processo: 13/13191-9
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 09 de dezembro de 2013
Vigência (Término): 08 de junho de 2014
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Nelci Adriana Cicuto Ferreira Rocha
Beneficiário:Carolina Souza Neves da Costa
Supervisor no Exterior: Sandra L. Saavedra
Instituição-sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Local de pesquisa: University of Hartford (UHart), Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:12/01252-0 - Efeito imediato da órtese Pediasuit no controle postural em crianças com paralisia cerebral., BP.DR
Assunto(s):Controle postural   Paralisia cerebral   Crianças

Resumo

Recentes estudos têm considerado a análise não-linear como uma estratégia de avaliar o nível de qualidade e complexidade das medidas relacionadas ao controle postural. Sabe-se que crianças com paralisia cerebral (PC) possuem déficits no controle da cabeça, sendo esses associados ao não alcance do repleto controle de tronco por tais crianças. Assim, o objetivo do estudo é analisar não-linearmente o controle de cabeça de crianças com PC sob o efeito de diferentes suportes de tronco e pelve. Desta maneira, os dados do estudo serão os mesmo utilizados em estudos prévios Saavedra et al. (2010). Não há outros estudos reportados sobre a análise não-linear no controle da cabeça em adultos, crianças típicas e com PC. Por isso, inicialmente será realizado uma análise de surrogação para verificar a estrutura determinística dos dados. Posteriormente, serão utilizadas as medidas não-lineares de entropia aproximada e o exponente de Lyapunov para verificar a complexidade e o nível de estabilidade da trajetória dos movimentos de cabeça e como essas medidas podem ser influenciadas pelo nível de suporte de tronco. Espera-se aumentos nos níveis de complexidade e estabilidade da trajetória do deslocamento da cabeça nas condições de suporte de tronco em crianças com PC quando compara-se com a condição sem apoio. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NEVES DA COSTA, CAROLINA SOUZA; SAAVEDRA, SANDRA L.; CICUTO FERREIRA ROCHA, NELCI ADRIANA; WOOLLACOTT, MARJORIE H. Effect of Biomechanical Constraints on Neural Control of Head Stability in Children With Moderate to Severe Cerebral Palsy. PHYSICAL THERAPY, v. 97, n. 3, p. 374-385, MAR 2017. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.