Busca avançada
Ano de início
Entree

Profissionais da área da saúde que trabalham com disfunções do membro superior identificam os domínios da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) em avaliações padronizadas de função?

Processo: 13/10112-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de julho de 2013
Vigência (Término): 30 de junho de 2014
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Anamaria Siriani de Oliveira
Beneficiário:Stella Vieira Philbois Duarte
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Ombro   Classificação internacional de funcionalidade, incapacidade e saúde   Inquéritos e questionários

Resumo

A Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) tem como objetivo classificar a funcionalidade e incapacidade relacionada à condição de saúde do indivíduo nos domínios de estrutura e função do corpo, atividade e participação. A CIF não é uma ferramenta de avaliação e sua utilização depende da sua correlação com outras ferramentas de medida já existentes, como os questionários. Considerando o panorama brasileiro atual de utilização gradual, porém crescente, da CIF, é importante verificar como o profissional da área da saúde reconhece a CIF em suas avaliações padronizadas. Portanto, o objetivo desse estudo é verificar se os profissionais que trabalham com membro superior conseguem identificar os domínios da CIF nos questionários frequentemente utilizados The Shoulder Pain and Disability Index (SPADI-Brasil) e The Disabilities of the Arm, Shoulder and Hand (DASH), considerando os diferentes níveis de familiaridade com a CIF. Para tanto, 20 avaliadores, sendo 4 deles com domínio na CIF, julgarão a relação de cada item dos questionários SPADI e DASH com os três domínios da CIF, considerando apenas seu conhecimento prévio sobre a CIF. As avaliações resultarão em valores de peso do julgamento os quais serão utilizados para análise estatística através do método de Validade de Conteúdo Discriminante (VCD) que utilizará o teste T de Student para classificar os itens nos três domínios da CIF. (AU)