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Programando a Arquitetura Escolar: A relação entre ambiente de aprendizagem, comportamento humano e pedagogia

Processo: 13/03580-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2013
Data de Término da vigência: 05 de julho de 2016
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - Projeto de Arquitetura e Urbanismo
Pesquisador responsável:Doris Catharine Cornelie Knatz Kowaltowski
Beneficiário:Sandra Leonora Alvares
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Psicologia ambiental   Escolas (arquitetura)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Arquitetura Escolar | Processo de projeto em arquitetura | Programa Arquitetônico | Psicologia Ambiental | Teorias Pedagógicas | Processo de projeto em arquitetura

Resumo

Visando a construção de espaços de aprendizagem que apoiem as ações dos educadores e que estimulem os alunos no seu aprendizado, esta pesquisa focará sua atenção na adequação do edifício escolar, para o ensino fundamental 1, à proposta pedagógica de sua instituição e no impacto do espaço escolar em seus usuários. Para tanto, buscará relacionar requisitos de projeto, identificados a partir do estudo detalhado de métodos pedagógicos e de resultados de pesquisas sobre a relação entre ambiente construído e comportamento humano, que orientem a concepção de ambientes escolares. Para cumprir tal tarefa, essa pesquisa tem como objetivo geral identificar e organizar requisitos de projeto que norteiem a construção de espaços de aprendizagem, relacionando comportamento humano e ambiente construído, bem como, teorias pedagógicas. Para tanto, primeiramente, será realizada uma pesquisa bibliográfica sobre diferentes teorias pedagógicas e pesquisas que relacionam o ambiente construído ao comportamento humano. A intenção é levantar informações relevantes que relacionem o ambiente de aprendizagem à teoria pedagógica de sua instituição e ao comportamento de seus usuários. Em seguida, com a ajuda da estrutura conceitual Problem Seeking, instrumento dessa pesquisa, as informações anteriormente relatadas serão filtradas para a identificação dos requisitos de projeto. Estes serão organizados no programa ACCESS da Microsoft, montando um sistema de apoio (banco de dados) ao processo de projeto de edifícios escolares para o ensino fundamental 1. Como o sistema de apoio é dedicado á fase do programa de uma nova escola, ou a sua renovação, o mesmo será testado junto aos profissionais de projeto e de administração escolar para avaliar a sua adequação aos trabalhos desta fase do processo de projeto. Com o resultado dessa pesquisa, espera-se enriquecer o processo de projeto de ambientes de aprendizagem, norteando a concepção de ambientes escolares, para que resultem em espaços de ensino de qualidade.

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ALVARES, Sandra Leonora. Programando a arquitetura escolar: a relação entre ambientes de aprendizagem, comportamento humano no ambiente construído e teorias pedagógicas. 2016. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo Campinas, SP.