Busca avançada
Ano de início
Entree

Pesquisas etnográficas em educação física escolar: um balanço de dissertações e teses.

Processo: 13/09029-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2013
Data de Término da vigência: 31 de março de 2017
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Marcos Garcia Neira
Beneficiário:Alexandre França Salomão
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Etnografia   Escolas   Educação física
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Currículos | escola | Etnografia | Educação Física

Resumo

As abordagens etnográficas são consideradas recentes como alternativa metodológica nas pesquisas em Educação Física Escolar, entretanto sua importância pode ser afirmada tendo por base que a etnografia nos possibilita um olhar diferenciado para se conhecer um determinado objeto e/ou fenômeno que se quer apreender. Nesse sentido este projeto se propõem analisar os processos de construção das investigações etnográficas em aulas de Educação Física nas escolas e problematizar suas relações com as teorias curriculares em Educação. Com a estruturação inicial de um banco de dados sobre pesquisas etnográficas em Educação Física, desenvolvidas em Programas de Pós - Graduação Stricto Sensu em Educação e Educação Física, pretende-se a construção de quadros de identificação contendo títulos, autores, orientadores, programas de pós-graduação, ano de início e conclusão das pesquisas. Os trabalhos autodenominados em seus resumos como etnográficos em Educação Física Escolar serão separados e analisados em seus conteúdos completos, considerando-se seus temas centrais, problemas, questões iniciais, objetivos, metodologias, técnicas e instrumentos, elaborações dos relatos, processos de análises, seus nexos curriculares, resultados, conclusões e limites apontados. Na busca por se evidenciar similaridades, oposições, contradições, complementaridades, unidades, dissensos, conceituais e metodológicas, espera-se poder realizar um balanço acerca dos modos e características de se constituir conhecimentos nas perspectivas teóricas etnográficas, curriculares críticas e pós-críticas em Educação, contidos nas pesquisas sobre práticas pedagógicas escolares em Educação Física.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SALOMÃO, Alexandre França. Pesquisas etnográficas em educação física escolar: um balanço de dissertações e teses. 2017. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Educação (FE/SBD) São Paulo.