Busca avançada
Ano de início
Entree

Adesão à superfície dentinária jateada com micropartículas de Biosilicato®: estudo in vitro por microtração

Processo: 13/04321-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2013
Vigência (Término): 31 de julho de 2014
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Materiais Odontológicos
Pesquisador responsável:Michelle Alexandra Chinelatti
Beneficiário:Egle Leitão dos Santos
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Materiais dentários   Dentina   Biomateriais   Microtração   Biovidro   Resinas compostas   Microscopia eletrônica de varredura   Análise morfológica   Técnicas in vitro
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Adesão dental | Biosilicato | biovidros | dentina | microtração | biomateriais

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo avaliar in vitro a resistência adesiva em dentina, por meio do teste de microtração, e analisar a morfologia da interface adesiva quando da utilização do Biosilicato® jateado para o pré-tratamento superficial. Para o teste de microtração, serão selecionados 30 terceiros molares humanos hígidos que terão as raízes e as faces vestibulares separadas; em seguida, as superfícies em esmalte serão desgastadas até expor a dentina coronária. Após a obtenção dos fragmentos de dentina, os mesmos serão aleatoriamente divididos em três grupos (n=10) de acordo com o pré-tratamento superficial a ser realizado: a) jateamento com Biosilicato®; b) suspensão aquosa de Biosilicato® com microbrush; c) microbrush com água destilada (controle). Em seguida, as superfícies dentinárias serão restauradas com sistema adesivo/resina composta (Adper Single Bond 2/Filtek Z-250). Os conjuntos dente/resina serão seccionados de forma a serem obtidos palitos com cerca de 1 mm², que serão submetidos ao teste de microtração utilizando a Máquina Universal de Ensaios (0,5 mm/min; 50 kgf). Os dados obtidos serão analisados quanto a sua distribuição para escolha do método estatístico mais adequado. Para a análise morfológica em Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV), serão utilizados 9 terceiros molares humanos hígidos (n=3), que serão preparados e restaurados da mesma forma descrita anteriormente, com o objetivo de verificar a morfologia da interface dentina/sistema adesivo.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CHINELATTI, MICHELLE ALEXANDRA; SANTOS, EGLE LEITAO; TIRAPELLI, CAMILA; PANZERI PIRES-DE-SOUZA, FERNANDA CARVALHO. Effect of Methods of Biosilicate Microparticle Application on Dentin Adhesion. DENTISTRY JOURNAL, v. 7, n. 2, p. 8-pg., . (13/04321-6, 11/12160-7)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.