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A história da didática no instituto de educação leônidas do amaral vieira - santa cruz do rio pardo (1953-1975)

Processo: 12/24245-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2013
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2015
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Rosane Michelli de Castro
Beneficiário:Viviane Cássia Teixeira Reis
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):História da educação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação | historia da educação | História das disciplinas de Didática | Instituições de formação de professores no Brasil | Instituto de Educação | História da Educação

Resumo

Trata-se de projeto de pesquisa a ser desenvolvido no âmbito do programa de pesquisa "A história da didática em instituições de formação de professores no Brasil - 1827-2011", do qual decorrerá o projeto de pesquisa com a mesma denominação, a ser iniciado em 2012, o qual terá como objetivo central identificar, reunir, selecionar, sistematizar, analisar e interpretar aspectos da didática, como disciplina e campo de conhecimento em instituições de formação de professores no Brasil, entre 1827 e 2011. Nesse sentido, tal projeto, a ser desenvolvido em nível de mestrado, tem como objetivo geral localizar, identificar, reunir, selecionar, sistematizar, analisar, interpretar aspectos do corpo de saberes, considerado como sendo propriamente da disciplina de Didática no Instituto de Educação "Leônidas do Amaral Vieira" entre os anos de 1953 e 1975. Ainda, espera-se contribuir para a produção de uma história da Didática no Brasil que auxilie na busca de soluções para os problemas desse ensino, no presente, e para o desenvolvimento de pesquisas correlatas. Tal formulação se originou da crença de que, pesquisas que buscam sistematizar, analisar, e interpretar aspectos da história das disciplinas nas diversas instituições de formação de professores no Brasil contribuem para uma história dessas disciplinas no Brasil, para uma história da formação de professores no Brasil e, no limite, contribuem para uma história da educação no Brasil. Assim, se justifica este projeto, centrado na história do corpo de saberes considerado como sendo propriamente da disciplina de Didática, no extinto Instituto de Educação "Leônidas do Amaral Vieira", no qual, assim como os demais Institutos de Educação, criados nas cidades do estado de São Paulo, a formação de professores foi considerada de excelência e que, portanto, conferia certo status ao professor (a). Daí a formulação deste projeto, documental, quanto às fontes, e de abordagem histórica. O método de análise e de interpretação dos dados e informações coletados será o dos "aspectos da configuração textual", segundo Magnani (1993;1997)/Mortatti (2000), baseado nos procedimentos de localização, reunião, seleção, ordenação e análise do corpus documental.

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
REIS, Viviane Cássia Teixeira. A história da didática no Instituto de Educação Leônidas do Amaral Vieira - Santa Cruz do Rio Pardo (1953-1975). 2015. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Filosofia e Ciências. Marília Marília.