Busca avançada
Ano de início
Entree

Ambientalização universitária: o olhar dos estudantes da UFSCar para as questões ambientais

Processo: 13/10017-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2013
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2015
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Vânia Gomes Zuin Zeidler
Beneficiário:Marisa Sartori Vieira
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Estudantes universitários   Avaliação da aprendizagem   Educação ambiental   Sustentabilidade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ambientalização Universitária | avaliação | Políticas Institucionais | Sustentabilidade | Educação Ambiental

Resumo

Este projeto pretende analisar o grau de ambientalização universitária por meio do olhar dos estudantes da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), dos cursos de Licenciatura em Química e Pedagogia, por meio de uma ferramenta virtual, a "Plataforma de Informação, Sensibilização e Avaliação da Sustentabilidade na Universidade". A plataforma foi desenvolvida a partir da parceria entre a Universidade de São Paulo e a Universidade Autônoma de Madri (2009-2011), com o objetivo de promover a participação da comunidade universitária na autoavaliação de suas ações de ambientalização no campo da gestão, ensino, extensão e pesquisa. A Educação Ambiental (EA) latino-americana tem sido fortalecida nas últimas décadas, sob diferentes perspectivas, no sentido de identificar potencialidades e reverter os problemas socioambientais. As Instituições de Ensino Superior (IES), como espaços educadores e geradores de conhecimento, carregam grande responsabilidade social na formação de sujeitos contribuintes com a sustentabilidade socioambiental. A UFSCar foi pioneira na criação de uma Coordenadoria Especial para o Meio Ambiente e participou do Projeto da Rede ACES (Ambientalização Curricular no Ensino Superior). Espera-se, com isto, que tenha avançado no processo de incorporação da dimensão ambiental na formação de seus alunos; entretanto, cabe analisar, de que maneira os estudantes percebem a temática ambiental atualmente nesta IES? Focar suas concepções poderá fornecer subsídios para melhorar as estratégias, articulação das práticas acadêmicas e das ações de EA na UFSCar, além de fomentar as pesquisas sobre a ambientalização nas IES. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)