Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da capacidade imunomoduladora de células tronco mesenquimais obtidas da matriz do cordão umbilical equino

Processo: 13/01383-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2013
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2015
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Reprodução Animal
Pesquisador responsável:Fernanda da Cruz Landim
Beneficiário:Marianne Camargos Dias
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Imunomodulação   Células-tronco
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:celula tronco | Imunomodulação | matriz do cordão umbilical | Célula-tronco

Resumo

As células-tronco podem ser definidas por propriedades como a auto-renovação, e a diferenciação em outras linhagens celulares. Podem ser classificadas quanto à origem em embrionárias ou não embrionárias assim como pelo seu potencial de diferenciação. As células-tronco mesenquimais (CTM's) são multipotentes de origem não embrionárias e possuem destaque por possuírem potencial terapêutico regulando a inflamação, prevenindo a formação de feridas e regenerando tecidos. Apesar de a medula óssea ser uma fonte de CTM's largamente utilizada, outras fontes estão sendo estudadas, já que na medula-óssea o número de células-tronco diminui com a idade assim como sua capacidade de diferenciação. Com relação às células-tronco embrionárias, estas podem seguir um programa desorganizado de diferenciação e originar tumores, além das questões éticas associadas à utilização das mesmas. Destacam-se, assim, as células derivadas de anexos fetais por serem de fácil obtenção, geralmente descartados e com grande possibilidade de armazenamento. São inúmeros os estudos relatados, com células-tronco coletadas da matriz extravascular do cordão umblical. Estudos têm mostrado que CTM's regulam a resposta imune, evitando a rejeição do transplante. Desta forma, o presente trabalho objetiva avaliar a resposta inflamatória do músculo gluteusmedius à inoculação de células-tronco da matriz do cordão umbilical, após seu cultivo e caracterização.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
DIAS, Marianne Camargos. Estudo da capacidade imunomoduladora in vivo de células-tronco mesenquimais obtidas da matriz do cordão umbilical equino. 2015. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia. Botucatu Botucatu.