Busca avançada
Ano de início
Entree

Parceria entre escola, universidade e comunidade e o programa de formação docente da Universidade de Washington como prática para formar professores comprometidos com a justiça social

Processo: 13/17210-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2014
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2014
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Selma Garrido Pimenta
Beneficiário:Camila Itikawa Gimenes
Supervisor: Kenneth M. Zeichner
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: University of Washington, Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:12/08428-7 - O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e a formação de professores de ciências naturais: possibilidade para a práxis na formação inicial?, BP.DR
Assunto(s):Formação de professores   Justiça social
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:formação de professores | justiça social | pesquisa ação | relação escola | universidade e comunidade | Formação de Professores

Resumo

Nos Estados Unidos, apesar das atuais políticas públicas de mercantilização da formação docente, de hiper-racionalização e de responsabilização, e também do aumento dos programas de formação docente não-universitários, o Programa de Formação de Professores da Universidade de Washington defende a parceria entre escola, universidade e comunidade como fundamento dessa formação. Essa parceria tem como finalidade articular a formação universitária e a experiência escolar na formação inicial docente em nível superior a fim de formar professores comprometidos com a justiça social nas escolas e na sociedade como um todo. Nesse contexto é proposto esse projeto de estágio e pesquisa nos Estados Unidos, o qual tem como objetivo descrever, compreender e discutir a parceria entre escola, universidade e comunidade no Programa de Formação de Professores da Universidade de Washington a fim de identificar os marcos legais e institucionais que estruturam e regulamentam o funcionamento desse programa. A partir da identificação desses elementos, esperamos discutir a relação entre teoria e prática que constitui a parceria entre essas três bases da formação docente. Para efetivar esse objetivo, são nossos elementos de análise: a parceria entre escolar, universidade e comunidade na formação docente; a pesquisa-ação como caminho metodológico na formação docente; a relação entre teoria e prática na formação docente e a formação docente para a justiça social. Para o desenvolvimento desse projeto utiliza-se a abordagem metodológica qualitativa e os dados serão obtidos por análise documental dos elementos que estruturam o Programa de Formação de Professores da Universidade de Washington, incluindo o projeto pedagógico e documentos que determinam a sua organização, e aqueles relacionados às escolas e comunidades parceiras; e entrevista semiestruturada com Prof. Dr. Ken Zeichner, diretor do Programa de Formação de Professores da Universidade de Washington. Dessa forma, espera-se obter elementos para discutir a parceria entre escola, universidade e comunidade na formação docente a partir de um programa de alto nível a fim de, a partir desses elementos, refletir sobre essa parceria no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e na formação docente no Brasil. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)