Busca avançada
Ano de início
Entree

Pós-processamento de regras de associação via redes e propagação de rótulos

Processo: 13/12392-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2013
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2015
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação
Pesquisador responsável:Solange Oliveira Rezende
Beneficiário:Renan de Padua
Instituição Sede: Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Mineração de dados
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Mineração de Dados | Pós-processamento | Regras de Associação | Mineração de Dados

Resumo

Nos últimos anos, a mineração de dados vem se destacando como uma poderosa ferramenta na extração de conhecimentos interessantes que se encontram "escondidos" nos dados. Dentre as técnicas de mineração existentes encontra-se a associação, responsável por identificar relações que ocorrem no conjunto de dados. Embora a associação seja uma das técnicas mais utilizadas, a quantidade de padrões extraídos pode vir a sobrecarregar o usuário de tal maneira que o processo de exploração se torne inviável. Para solucionar esse problema, diversas abordagens vêm sendo propostas na literatura, sendo que as mais recentes incluem o usuário no processo, o usuário tem a possibilidade de representar seu conhecimento prévio do domínio e, baseado nesse conhecimento, o pós-processamento é direcionado para as regras de associação consideradas potencialmente mais úteis. Entretanto, nem sempre o usuário possui conhecimento necessário para fazer tais especificações, já que as vezes ele não sabe quais relações podem ser potencialmente interessantes, quais itens em específico ele tem interesse, etc. Além disso, essa especificação faz com que o usuário tenha que desprender muito tempo, não garantindo que o domínio seja totalmente e corretamente modelado. Nesse contexto, este projeto de pesquisa propõe uma abordagem interativa de pós-processamento de regras de associação baseada no conhecimento e/ou interesse do usuário, a ser fornecido implicitamente durante o próprio processo de exploração. O princípio adotado é que essas informações sejam coletadas durante o pós-processamento das regras, por meio de escolhas feitas pelo usuário, a fim de direcionar a exploração de acordo com determinado interesse. A fim de viabilizar a abordagem proposta, redes serão utilizadas a fim de modelar as regras e possibilitar a propagação do conhecimento e/ou interesse do usuário por meio de suas propriedades de exploração. Por fim, espera-se obter como resultado deste projeto uma abordagem interativa de pós-processamento de regras de associação que facilite a identificação dos padrões relevantes ao domínio.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PADUA, Renan de. Pós-processamento de regras de associação via redes e propagação de rótulos. 2015. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC/SB) São Carlos.