Busca avançada
Ano de início
Entree

Problemas do corte multiobjetivo inteiro

Processo: 13/06035-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2013
Vigência (Término): 31 de março de 2016
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Produção - Pesquisa Operacional
Pesquisador responsável:Antonio Carlos Moretti
Beneficiário:Angelo Aliano Filho
Instituição-sede: Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):14/22665-7 - Problema do corte multiobjetivo inteiro, BE.EP.DR

Resumo

O objeto de estudo deste projeto é a investigação do Problemas do Corte Multiobjetivo (PCMI). Como sabemos, mesmo na sua versão mais simples, este problema é de natureza combinatória, caracterizado na literatura como NP-Difícil, o que motiva a comunidade acadêmica na busca por métodos de solução cada vez mais eficientes. Além disso, têm sido poucas as pesquisas realizadas com a otimização multiobjetivo, no âmbito prático e teórico, servindo como motivação e interesse adicional aplicar desenvolver novas técnicas neste campo da Pesquisa Operacional (PO). Dentre as estratégias de solução para tratar os PCMIs, pontuamos o método exato do Epsilon-Restrito e as Matheuristics, que é uma hibridização entre metaheurísticas e métodos clássicos exatos, especializados para resolver problemas de alto grau de complexidade. Ao investigarmos os PCMIs, algumas formulações mais próximas da realidade e métodos mais apropriados de resolução serão desenvolvidos, afim de expandir o domínio destas novas metodologias e fornecer um novo referencial teórico para auxiliar, principalmente, os gestores da área de Engenharia de Produção nas tomadas de decisões. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FLORENTINO, HELENICE DE OLIVEIRA; IRAWAN, CHANDRA; ALIANO, ANGELO FILHO; JONES, DYLAN F.; CANTANE, DANIELA RENATA; NERVIS, JONIS JECKS. A multiple objective methodology for sugarcane harvest management with varying maturation periods. ANNALS OF OPERATIONS RESEARCH, v. 267, n. 1-2, SI, p. 153-177, AUG 2018. Citações Web of Science: 3.
ALIANO FILHO, ANGELO; MORETTI, ANTONIO CARLOS; PATO, MARGARIDA VAZ. A comparative study of exact methods for the bi-objective integer one-dimensional cutting stock problem. Journal of the Operational Research Society, v. 69, n. 1, p. 91-107, 2018. Citações Web of Science: 2.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FILHO, Angelo Aliano. Novas extensões de técnicas de escalarizações no problema de corte unidimensional inteiro multiobjetivo. 2016. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Matemática, Estatística e Ciência da Computação.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.