Busca avançada
Ano de início
Entree

Ambiente de aprendizagem ativa no Ensino de Bioquímica: implicações para motivação, estratégias de aprendizagem, expectativas, desempenho e avaliação dos alunos sobre a eficiência do ensino

Processo: 13/25868-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2014
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2016
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica
Pesquisador responsável:Bayardo Baptista Torres
Beneficiário:Camila Aparecida Tolentino Cicuto
Instituição Sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Aprendizagem significativa
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ambiente de aprendizagem ativa | Aprendizagem Colaborativa | Aprendizagem significativa | Ensino de Bioquímica | Ensino de Bioquímica

Resumo

Ambientes de aprendizagem ativa contribuem para o envolvimento dos estudantes no processo de ensino. Esta abordagem confere aos alunos a principal responsabilidade pela sua própria aprendizagem. A disciplina Bioquímica: Estrutura e Metabolismo de Biomoléculas tem como objetivo promover a aprendizagem significativa através de um ambiente de aprendizagem ativa. Para isso, são utilizadas duas principais estratégias: período de estudo (PE) e grupo de discussão (GD). O objetivo desse projeto é analisar como o ambiente de aprendizagem ativa proporcionado nessa disciplina interfere na motivação, estratégias de aprendizagem, expectativas, desempenho e avaliação dos alunos sobre a eficiência do ensino. Um estudo piloto sobre as influências desse ambiente de aprendizagem ativa na motivação e nas estratégias de aprendizagem foi apresentado nesse projeto. Esse estudo mostrou que mais de 68% dos alunos apresentaram alta motivação (grupos I, II e IV), contudo o uso de diferentes estratégias de aprendizagem foi observado apenas para cerca de 30% dos alunos (grupo I). Os resultados desse estudo piloto são promissores e a compreensão mais detalhada dos efeitos desse ambiente de aprendizagem ativa contribui para o desenvolvimento de pesquisas sobre práticas de ensino que permitem que os alunos reconheçam suas responsabilidades de aprender por toda a vida e de desenvolvimento profissional contínuo.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TOLENTINO CICUTO, CAMILA APARECIDA; TORRES, BAYARDO BAPTISTA. Implementing an Active Learning Environment To Influence Students' Motivation in Biochemistry. Journal of Chemical Education, v. 93, n. 6, p. 1020-1026, . (13/25868-3)
CAMILA APARECIDA TOLENTINO CICUTO; BAYARDO BAPTISTA TORRES. Influência da frequência e participação no desempenho em um ambiente de aprendizagem centrado no aluno. Química Nova, v. 43, n. 2, p. 239-248, . (13/25868-3)
PAULO ROGÉRIO MIRANDA CORREIA; CAMILA APARECIDA TOLENTINO CICUTO; BIANCA DAZZANI. Análise de vizinhança de mapas conceituais a partir do uso de múltiplos conceitos obrigatórios. Ciência e Educação, v. 20, n. 1, p. 133-146, . (13/25868-3, 12/22693-5)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CICUTO, Camila Aparecida Tolentino. Análise de um ambiente de aprendizagem centrado no aluno para ensinar Bioquímica. 2016. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Física (IF/SBI) São Paulo.