Busca avançada
Ano de início
Entree

Manejo hídrico sobre o desenvolvimento e a qualidade de mudas florestais nativas com diferentes arquiteturas

Processo: 13/17447-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2014
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2017
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Recursos Florestais e Engenharia Florestal - Silvicultura
Pesquisador responsável:Magali Ribeiro da Silva
Beneficiário:Richardson Barbosa Gomes da Silva
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Água
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:água | eficiência irrigação | Viveiros Florestais | Produção de mudas florestais

Resumo

Consequência de um longo histórico de degradação, a vegetação original do bioma Mata Atlântica foi reduzida, em sua grande maioria, a pequenos e isolados fragmentos que são ineficientes para cumprir as funções estruturais e ecológicas inerentes a esses ambientes. Neste caso, visando acelerar a reconstituição dos processos naturais, o uso de mudas de espécies nativas para revegetação desse bioma se torna uma das opções mais viáveis. A produção de mudas de qualidade em quantidade suficiente e menor custo depende, entre outros fatores, da água, por isso, neste trabalho objetiva-se avaliar o desenvolvimento e a qualidade de mudas de 6 espécies florestais nativas, com diferentes arquiteturas, quando submetidas a quatro lâminas brutas de água, determinar o manejo hídrico mais adequado e de maior eficiência para cada uma das espécies estudadas e relacionar o manejo hídrico fornecido no viveiro com o desenvolvimento das mudas após o plantio. O delineamento utilizado na fase de viveiro e desenvolvimento após o plantio será inteiramente casualizado. Para a análise estatística, será usada a técnica de Análise de Variância, seguido do teste de Tukey (p < 0,05) para comparar as diferenças entre os tratamentos. Além disso, na análise do desenvolvimento das mudas após o plantio, os dados também serão submetidos à análise de variância e os que apresentarem significância serão comparados por meio de análise de regressão ao longo do tempo.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SILVA, RICHARDSON BARBOSA GOMES DA; GABIRA, MONICA MORENO; PRADO, DEBORA ZANONI DO; UESUGI, GLAUCIA; SIMOES, DANILO; SILVA, MAGALI RIBEIRO DA. Influence of Mean Leaf Angles and Irrigation Volumes on Water Capture, Leaching, and Growth of Tropical Tree Seedlings. FORESTS, v. 11, n. 11, . (13/17447-8)
DA SILVA, RICHARDSON BARBOSA GOMES; SIMOES, DANILO; WENDLING, IVAR; DO PRADO, DEBORA ZANONI; SARTORI, MARIA MARCIA PEREIRA; BERTHOLDI, ANGELO ALBANO DA SILVA; DA SILVA, MAGALI RIBEIRO. Leaf Angle as a Criterion for Optimizing Irrigation in Forest Nurseries: Impacts on Physiological Seedling Quality and Performance after Planting in Pots. FORESTS, v. 14, n. 5, p. 20-pg., . (13/17447-8)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Richardson Barbosa Gomes da. Ângulo foliar e lâmina de irrigação afetam a qualidade das mudas florestais. 2017. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências Agronômicas. Botucatu Botucatu.