Busca avançada
Ano de início
Entree

Filmes de poli(álcool vinílico) funcionalizados com grupos SNO para a o tratamento tópico de lesões

Processo: 13/21936-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de abril de 2014
Vigência (Término): 30 de abril de 2015
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Físico-química
Pesquisador responsável:Marcelo Ganzarolli de Oliveira
Beneficiário:Karen Slis Raggio Santos
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Óxido nítrico   Cicatrização   Biomateriais poliméricos   Hidrogéis

Resumo

A aplicação tópica de biomateriais doadores de óxido nítrico (NO) tem demonstrado resultados estimulantes para a aceleração da cicatrização de úlceras, em especial de úlceras crônicas. Hidrogéis doadores de NO já demonstraram ação efetiva in vivo na aceleração da cicatrização nas fases inflamatória e proliferativa. Além disso, muitos trabalhos descrevem ações benéficas no simples recobrimento de lesões com filmes poliméricos hidrofílicos. Os objetivos deste projeto são a preparação e caracterização de filmes hidrofílicos de poli(álcool vinílico) (PVA) funcionalizados com grupos SNO, doadores de NO e suas aplicações tópicas para a promoção da vasodilatação dérmica na pele íntegra e para cicatrização de lesões em modelo animal. O PVA será funcionalizado com grupos SNO através da sua reação de esterificação com ácidos carboxílicos sulfidrilados, seguida da S-nitrosação do grupos SH. Os filmes preparados por moldagem por evaporação de solvente serão caracterizados em relação à carga de NO e à cinética de liberação de NO em meio fisiológico, através da técnica espectrofotométrica e de quimiluminescência. A ação vasodilatadora dérmica dos filmes será avaliada por fluxometria por laser Doppler em voluntários sadios e os filmes serão também usados em um estudo de cicatrização em modelo animal de camundongos Swiss em colaboração com a Profa. Andrea Monte Alto Costa do Departamento de Histologia e Embriologia da UERJ. Os dados de cinética de liberação de NO in vitro serão correlacionados com os resultados da atividade vasodilatadora e cicatrizante in vivo, para que se possibilite o planejamento de formulações com potencial de uso clínico. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SCHANUEL, FERNANDA SEABRA; RAGGIO SANTOS, KAREN SLIS; MONTE-ALTO-COSTA, ANDREA; DE OLIVEIRA, MARCELO G. Combined nitric oxide-releasing poly(vinyl alcohol) film/F127 hydrogel for accelerating wound healing. COLLOIDS AND SURFACES B-BIOINTERFACES, v. 130, p. 182-191, JUN 1 2015. Citações Web of Science: 31.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.