Busca avançada
Ano de início
Entree

Resposta anti-inflamatória na aterosclerose: identificação e caracterização das citocinas IL-27 e IL-37

Processo: 13/26808-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2014
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2016
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia - Imunologia Aplicada
Pesquisador responsável:Maria Heloisa Souza Lima Blotta
Beneficiário:Liana Maria Villarejos
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Macrófagos   Resposta imune   Imunologia celular   Aterosclerose   Doenças inflamatórias   Interleucinas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:aterosclerose | Interleucina 27 | Interleucina 37 | Macrófagos | Imunologia Celular

Resumo

A aterosclerose é uma doença inflamatória crônica que acomete a intima das artérias e consiste na principal causa das doenças cardiovasculares, responsáveis por aproximadamente 30% das mortes anuais registradas no Brasil. Na aterosclerose há um desequilíbrio entre a resposta inflamatória e anti-inflamatória, o que leva ao aparecimento de lesões e suas complicações. Vários estudos mostram o envolvimento de citocinas proinflamatórias na aterosclerose, entretanto, a resposta anti-inflamatória na doença ainda é pouco explorada. Estudos recentes descrevem o papel anti-inflamatório da IL-27 e IL-37 em doenças crônicas como encefalomielite autoimune, artrite reumatoide, colite e uveíte. Tanto a IL-27 quanto a IL-37 estão presentes em lesões ateroscleróticas, mas seu mecanismo de ação e papel na doença ainda não foram determinados. Com base nesses dados, este trabalho tem como objetivo estudar o envolvimento da IL-27 e IL-37 no processo aterosclerótico por meio da avaliação de sua expressão (RNAm e proteína) em placas aterosclerótica e em células mononucleares do sangue periférico de pacientes com doença arterial coronariana e controles com e sem fatores de risco para aterosclerose. Também será avaliada a produção de IL-27 e IL-37 em macrófagos derivados de monócitos. Adicionalmente, pretende-se verificar o efeito destas citocinas na indução da produção de proteinases, moléculas de adesão e quimiocinas por células endoteliais e células musculares lisas, importantes componentes da resposta inflamatória na aterosclerose. O estudo de novas citocinas com potencial anti-inflamatório como a IL-27 e a IL-37 pode contribuir para o melhor entendimento das vias de controle do processo aterosclerótico e sugerir novas vias de intervenção. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
VILLAREJOS, Liana Maria. Resposta anti-inflamatória na aterosclerose: identificação e caracterização do efeito das citocinas IL-27 e IL-37. 2016. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Médicas Campinas, SP.