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As perspectivas de professores acerca da implementação de sessões de teletandem no currículo de línguas estrangeiras

Processo: 14/05910-8
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 01 de agosto de 2014
Vigência (Término): 31 de maio de 2015
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Linguística Aplicada
Pesquisador responsável:Joao Antonio Telles
Beneficiário:Joao Antonio Telles
Anfitrião: Michael Jones Ferreira
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Local de pesquisa : Georgetown University, Estados Unidos  
Assunto(s):Ensino e aprendizagem   Ensino de língua estrangeira   Aprendizagem de língua estrangeira   Educação a distância   Línguas estrangeiras modernas

Resumo

Teletandem é um contexto virtual, autônomo e colaborativo para aprendizagem de línguas estrangeiras que usa imagens de webcam, som e recursos de escrita da tecnologia VoIP (como o Skype) para promover a interação entre duas pessoas de diferentes países e línguas. Este projeto trata da implementação institucional e pedagógica do teletandem nos currículos dos cursos de português, espanhol, catalão, francês, japonês, turco, russo, e árabe, todos ensinados em uma universidade norte-americana parceira. O objetivo do projeto é analisar as perspectivas dos professores de tal processo de implementação, enquanto eles colaboram, pedagogica e interculturalmente, com os seus colegas no exterior. O referencial teórico baseia-se em resultados de pesquisa sobre a implementação da tecnologia, sobre comunicação intercultural e sobre o desenvolvimento profissional de professores nesta área. Os instrumentos e procedimentos de coleta e análise dos dados seguirão os princípios da Grounded Theory (Teoria Fundamentada nos Dados) - um método de pesquisa que envolve a construção de uma teoria específica, a partir da análise dos dados e seguindo princípios de codificação e categorização. Este processo irá formar a base de uma teoria sobre a implementação da tecnologia no currículo de língua estrangeira. Ao compreender como os professores constróem significados acerca deste processo de implementação a partir de perspectivas interuculturais, institucionais, pedagógicas e linguísticas, esperamos ( a) obter insights acerca dos processos de implementação de tecnologias para o ensino de línguas estrangeiras, (b) ser capaz de informar melhor os futuros projetos de inovação tecnológica no currículo de língua estrangeira, e (c) encontrar novas perspectivas online para ensino de línguas estrangeiras e de aprendizagem, bem como uma comunicação intercultural que possam atender às exigências das pedagogias de ensino de línguas estrangeiras e de aprendizagem do século XXI. (AU)