Busca avançada
Ano de início
Entree

O desenvolvimento da linguagem escrita por meio de jogos e brincadeiras: uma forma de a escrita responder a uma necessidade criada na criança

Processo: 14/07861-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2014
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2014
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Rosa Maria Manzoni
Beneficiário:Juliana Carnieto Tozadore
Instituição Sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Linguagem escrita   Ensino e aprendizagem   Alfabetização   Letramento   Jogos   Brincadeiras
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Alfabetização | Brincadeiras | Jogos | Letramento | Linguagem escrita | Ludicidade | Alfabetização

Resumo

A escrita assumiu relevância social e pessoal em nossa cultura e fazer uso consciente dessa linguagem é cada vez mais urgente na medida que a sociedade requer sujeitos letrados para nela atuar. Mas, para que sua necessidade seja percebida, principalmente na fase de alfabetização, é necessário que, sistematicamente, seja estimulada a desenvolver-se de forma com que a criança sinta essa necessidade e utilidade no cotidiano. Para isso, os jogos e as brincadeiras podem ser utilizados como instrumento para a aprendizagem da escrita, pois, durante sua realização, a criança sente a necessidade de escrever. Portanto, é objetivo deste trabalho investigar como os jogos e as brincadeiras podem auxiliar o procedimento de apropriação da linguagem escrita e verificar até que ponto tais atividades podem influenciar no aprendizado das crianças, tendo jogos como recursos auxiliares. Para isso, será executada uma pesquisa de campo e o tratamento dos dados encontrados ocorrerá por meio de uma abordagem qualitativa, do tipo empírica. O tema tratado neste projeto é social e pedagogicamente relevante, contando que sua publicação pode contribuir para o ensino da escrita inicial da sala de aula.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)