Busca avançada
Ano de início
Entree

Perfil clínico, epidemiológico e laboratorial de pacientes com doença febril aguda encaminhados para investigação de malária em hospital de referência situado em área não endêmica

Processo: 14/05337-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de julho de 2014
Vigência (Término): 30 de junho de 2015
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Rodrigo de Carvalho Santana
Beneficiário:Andréa Beltrami Doltrário
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Febre   Malária   Saúde do viajante   Técnicas e procedimentos diagnósticos

Resumo

A malária ainda é uma ameaça global em áreas endêmicas para a doença. Aproximadamente 40% da população mundial está sob risco de infecção, concentrada em 97 países, dentre eles o Brasil, onde a transmissão de malária ocorre. No entanto, é considerável o número de casos importados por viajantes, que vão para regiões endêmicas e retornam para regiões não endêmicas com a doença. O número de casos de malária importados soma 25 mil em todo o globo anualmente. No estado de São Paulo, região não endêmica para a doença, em 23 anos, os casos de malária somaram 25.825, dentre os quais, 90% foram importados. Em 2013, dos 113 casos de malária no estado, apenas 11 foram autóctones. A mortalidade entre os diagnosticados com a doença em região não endêmica, como o estado de São Paulo, é muito maior, quando comparada aos que receberam o diagnóstico em uma região endêmica, como a Amazônia, responsável por mais de 90% dos casos de malária registrados no Brasil. A mortalidade se deve principalmente ao atraso no diagnóstico e no tratamento da doença em regiões não endêmicas. E boa parte do atraso no diagnóstico de malária em regiões não endêmicas se dá porque sintomas iniciais da doença são inespecíficos e comuns a inúmeras outras doenças febris agudas. Frente a isso, o estudo das características clínicas, epidemiológicas e laboratoriais dos pacientes com suspeita de malária colaborará com o aperfeiçoamento do manejo desses pacientes atendidos em serviços de saúde localizados fora de áreas endêmicas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DOTRARIO, ANDREA BELTRAMI; BAZZO MENON, LUCAS JOSE; BOLLELA, VALDES ROBERTO; MARTINEZ, ROBERTO; DE ALMEIDA E ARAUJO, DANIEL CARDOSO; LOPES DA FONSECA, BENEDITO ANTONIO; SANTANA, RODRIGO DE C. Malaria and other febrile diseases among travellers: the experience of a reference centre located outside the Brazilian Amazon Region. Malaria Journal, v. 15, MAY 26 2016. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.