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Ensinando cuidadores de idosos com Doença de Alzheimer a usar estratégias de enfrentamento de estresse e estimulação cognitiva

Processo: 13/20684-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2014
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2015
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Social
Pesquisador responsável:Elizabeth Joan Barham
Beneficiário:Camila Rafael Ferreira Campos
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Cuidadores   Demência   Idosos   Doença de Alzheimer
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cuidadores | Demência | enfrentamento de estresse | estimulação cognitiva | Idosos | intervenção | Relações Interpessoais

Resumo

Cuidadores de idosos com a doença de Alzheimer (DA) frequentemente apresentam altos índices de estresse e desenvolvem problemas de saúde. O objetivo desse trabalho é avaliar uma intervenção que vise ensinar estratégias de enfrentamento de estresse e técnicas de estimulação cognitiva para que os cuidadores possam lidar melhor com comportamentos difíceis que o idoso apresenta. Os participantes serão recrutados via Hospital de São Lourenço - MG e serão alocados aleatoriamente ou no Grupo de Intervenção (GI) ou no Grupo Controle (GC). A pesquisa será feita em quatro etapas: avaliação inicial; o primeiro módulo de intervenção, sobre o enfrentamento de estresse; o segundo módulo, sobre estimulação cognitiva; pós-testes. Os instrumentos utilizados para analisar o impacto da intervenção serão: o Inventário de Sobrecarga, o Inventário de Estratégias de Coping, a Escala de Relacionamento da Díade, um Registro Semanal das atividades de estimulação cognitiva realizadas com o idoso, um questionário breve sobre os comportamentos do idoso que o cuidador classifica como problemáticos e um teste de conhecimentos sobre demência e estratégias enfrentamento de estresse. Para os três primeiros instrumentos, comparar-se-ão os resultados obtidos no pós-teste em relação ao pré-teste em cada grupo, usando o teste Z de Wilcoxon. Para os demais instrumentos, realizar-se-á uma análise qualitativa. Desta forma, será possível determinar se a intervenção contribuiu para reduzir o estresse e melhorar a qualidade da relação cuidador-idoso entre os cuidadores do GI, em comparação com os do GC. (AU)

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