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Béla Tarr e a experiência intensiva do pensamento: encontros entre cinema e educação

Processo: 14/03049-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2014
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2016
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Cintya Regina Ribeiro
Beneficiário:Breno Isaac Benedykt
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Pensamento   Cinema   Cineastas   Hungria
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Béla Tarr | cinema | Educação | Encontro | pensamento | Tempo | Cinema, educação e pensamento

Resumo

O presente projeto articula-se em torno do problema do pensamento, isto é, concebe a questão do pensamento como um eixo fundamental para a discussão de problemas éticos e políticos da educação na atualidade. Dessa forma, partindo de um estudo anterior no qual se constatou que a maior parte das abordagens educacionais sobre o cinema encerraram as obras e o homem no interior de premissas fixas que excluem a experiência intensiva do pensamento, a presente pesquisa pretende desenvolver um deslocamento em relação a tais abordagens e propõe pensar como o cinema pode operar novos modos de se conceber o problema do pensamento. Tomando os escritos de Gilles Deleuze e Félix Guattari como fundamentação teórica, mais especificamente seus conceitos de encontro e de signo artístico bem como seu método de diagrama, objetiva-se, a partir de um encontro com três filmes do cineasta húngaro Béla Tarr - Maldição (1987), Sátántangó (1994) e O cavalo de Turim (2011) -, o enfrentamento das seguintes plataformas analíticas: 1) pensar como é possível articular o conceito de signo artístico ao cinema do ponto de vista de uma problematização do pensamento; 2) pensar, do ponto de vista da experiência intensiva do pensamento, quais são as potencialidades para a educação de operar com criações cinematográficas, sem com isto reduzi-las às representações da língua pedagógica; 3) compreender de que modo as obras de Béla Tarr, ao colocarem em cena tais signos, excedem o campo de problematizações audiovisuais e permitem convocar a esfera de problemáticas educacionais do ponto de vista de suas preocupações éticas e políticas com o ato de pensar. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BRENO ISAAC BENEDYKT; CINTYA REGINA RIBEIRO. O demônio de Béla Tarr: entre cinema, literatura e educação. Pro-Posições, v. 30, . (14/03049-3)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BENEDYKT, Breno Isaac. O teorema de Béla Tarr: um estudo sobre imagem e pensamento. 2016. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Educação (FE/SBD) São Paulo.