Busca avançada
Ano de início
Entree

Combinando tecnologias novas para monitorar a fenologia das folhas aos ecossistemas

Processo: 14/07700-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de julho de 2014
Vigência (Término): 31 de agosto de 2015
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia Aplicada
Convênio/Acordo: Microsoft Research
Pesquisador responsável:Leonor Patricia Cerdeira Morellato
Beneficiário:Bruno Defane Borges
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Empresa:Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Instituto de Biociências (IB)
Vinculado ao auxílio:13/50155-0 - Combining new technologies to monitor phenology from leaves to ecosystems, AP.PFPMCG.PITE
Assunto(s):Ecologia da paisagem   Fenologia   Ciência da computação   Monitoramento ambiental   Sensoriamento remoto   Ecossistemas   Conectividade estrutural (ecologia)

Resumo

O e-phenology é um projeto multidisciplinar que explora soluções inovadoras para o monitoramento de plantas nos trópicos, combinando pesquisa em Ciências da Computação (CC), Fenologia e Ecologia. As observações fenológicas tradicionais no solo não permitem o estudo em grandes áreas, é trabalhoso e consome muito tempo dos observadores. A Fenologia feita por câmeras digitais - Fenologia remota próxima a superfície - embora ainda limitada em espaço reduz consideravelmente o trabalho humano de coleta de dados. Adicionalmente, é comprovada a sua eficiência para monitorar de forma acurada a mudança foliar em muitas espécies. Este projeto tem como objetivo aplicar novas tecnologias para aumentar a capacidade de monitoramento com imagens próximo a superfície (near remote phenology) e detectar mudanças em várias escalas, das folhas ao ecossistema. Nossa meta e abordar problemas teóricos e práticos envolvendo a combinação de dois sistemas de monitoramento remoto: câmeras digitais e câmeras hiperespectrais em três escalas: próxima ao solo, torres de Fenologia e Veículos Aéreos não Tripulados (VANTs). Está focada em quatro objetivos inovadores: (a) o desenvolvimento de um protocolo para extrair dados espectrais dos canais de cores RGB, melhorando a informação derivada do monitoramento de baixo custo câmeras digitais; (b) aplicar essas tecnologias para extrair informações ecofisiológicas das plantas, avançando no entendimento das respostas sazonais aos fatores ambientais nos trópicos; (c) desenvolver um sistema de monitoramento remoto próximo para fenofases reprodutivas, ie, floração e frutificação, baseado em imagens digitais e hiperespectrais validadas por dados de solo de Fenologia e espectrais e (d) avançar e aplicar novos procedimentos em Ciências da Computação relativos a banco de dados, processamento de imagens, aprendizado de maquinas e modelos de visualização, métodos e algorítimos para a apoiar a aquisição, manejo, integração e análise de sistemas de dados em Fenologia em varias escalas. O time de pesquisadores é composto por profissionais da área de Ciências de Computação, Fenologia e Ecologia, incluindo Ecologia da Paisagem. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BORGES, Bruno Defane. Uma nova perspectiva para entender a conectividade funcional integrando paisagem e fenologia. 2016. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Biociências (Campus de Botucatu)..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.