Busca avançada
Ano de início
Entree

Estratégias de grandes grupos empresariais para ampliar sua atuação junto à educação básica pública: a Abril Educação

Processo: 14/13653-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2014
Data de Término da vigência: 23 de novembro de 2016
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Administração Educacional
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Theresa Maria de Freitas Adrião
Beneficiário:Luciana Sardenha Galzerano
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):15/16905-8 - Educação sob a lógica dos fundos de investimento: o caso da Abril Educação, BE.EP.MS
Assunto(s):Empresas privadas   Educação escolar básica   Ensino público   Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Abril Educação | Educação Básica | material didático | Privatização | Sistema privado de ensino | Administração de Sistemas Educacionais

Resumo

Objetiva-se colaborar para o entendimento das estratégias de grupos empresariais para ampliar sua atuação junto à educação básica pública no Brasil. A temática tem sido objeto de investigações do grupo de pesquisa ao qual este projeto se vincula, as quais alertam para consequências derivadas da presença do capital financeiro no campo da educação básica pública. Tendo em conta essas preocupações, propõe-se, por meio do desenvolvimento de um estudo de caso sobre a Abril Educação, caracterizar os procedimentos pelos quais o setor empresarial transforma a educação básica em mercado, neste caso, submetido também à volatilidade do capital financeiro. A pesquisa considerará informações institucionais e dados relativos à atuação do grupo, disponíveis na mídia e na bolsa de valores. Pressupõe-se que essa tendência expressa movimento global pelo qual o campo dos direitos sociais, garantidos por meio de políticas públicas, e em especial a educação básica, tem se convertido em campo de negócios. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GALZERANO, Luciana Sardenha. Grupos empresariais e educação básica: estudo sobre a Somos Educação. 2016. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Campinas, SP.