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Avaliação da qualidade de vida de estudantes de curso de medicina com metodologia ativa de ensino-aprendizado, através do WHOQOL-100

Processo: 14/09612-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2014
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2015
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Pesquisador responsável:Lucimar Retto da Silva de Avó
Beneficiário:Nathalia Bordeira Chagas
Instituição Sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Psicologia médica   Educação de graduação em medicina   Aprendizagem baseada em problemas   Estudantes de medicina   Qualidade de vida   Consentimento presumido   Inquéritos e questionários   Entrevista
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aprendizagem baseada em problemas | Educação de Graduação em Medicina | Qualidade De Vida | Psicologia médica

Resumo

O termo qualidade de vida (QV) tem sido citado crescentemente na literatura vinculado à saúde. O conceito atualmente adotado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é definido como "a percepção do indivíduo sobre sua posição na vida, no contexto da cultura e dos sistemas de valores nos quais ele vive, e em relação a seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações". Tal definição abrange aspectos de subjetividade, multidimensionalidade e bipolaridade, que vêm sendo explorados na elaboração de questionários que visam avaliar a QV, como o World Health Organization Quality of Life - 100 (WHOQOL-100). Existe uma escassez de dados na literatura sobre a qualidade de vida de estudantes de medicina, principalmente de cursos que adotam metodologias ativas de aprendizagem. Nesse presente estudo, propomos avaliar a qualidade de vida de estudantes do 1º e 4º ano de medicina de um curso que adota unicamente metodologias ativas de ensino-aprendizagem. Para isso, serão entrevistados alunos do 1º e 4º ano do curso de Medicina da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) a respeito de sua qualidade de vida, usando como instrumento o questionário WHOQOL-100. A população alvo da pesquisa serão os estudantes regularmente matriculados no curso, que aceitarem responder um mínimo de 80% do conteúdo do questionário, após concordância e assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido. Os dados obtidos serão analisados e comparados com a literatura que versa sobre a qualidade de vida de estudantes universitários de Medicina.

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