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Escala sobre o desenvolvimento do bebê: evidências de validade com base na estrutura interna

Processo: 14/15300-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Data de Início da vigência: 19 de janeiro de 2015
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2015
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Fundamentos e Medidas da Psicologia
Pesquisador responsável:Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams
Beneficiário:Nahara Rodrigues Laterza Lopes
Supervisor: Anne Marie Germaine Fontaine
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Universidade do Porto (UP), Portugal  
Vinculado à bolsa:12/25234-1 - Trauma cerebral abusivo: elaboração de instrumento e avaliação de curso preventivo para profissionais da saúde, BP.DR
Assunto(s):Avaliação psicológica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:fator de risco | Trauma craniano violento | validação | Avaliação Psicológica

Resumo

O trauma craniano violento pediátrico (TCV) é uma forma de maus-tratos físicos contra crianças que consiste em sacudir violentamente um bebê, podendo acarretar em consequências gravíssimas para o desenvolvimento infantil. No Brasil, há poucos estudos sobre esta forma de maus-tratos infantis. Adicionalmente há na literatura estrangeira e nacional carência de estudos de validação envolvendo instrumentos que avaliem o conhecimento sobre o TCV. O presente projeto de pesquisa pretende dar continuidade à pesquisa de Doutorado da bolsista, que prevê a elaboração de uma escala para medir conhecimento, crenças e atitudes de pais e cuidadores sobre o TCV. Assim, o presente trabalho objetiva investigar as evidências de validade da escala com base na estrutura interna e nas relações com variáveis externas por meio de estágio de pesquisa no exterior, na Universidade do Porto, Portugal, com a Profª. Drª. Anne Marie Fontaine, reconhecida especialista em análise estatística aplicada à Psicologia. As atividades programadas envolverão: supervisões específicas com a professora e sua equipe; realização da análise fatorial exploratória e da análise de correlação entre os escores da escala e variáveis externas; participação em disciplinas e cursos na Universidade do Porto, especialmente na disciplina intitulada Estruturas e Dinâmicas do Trabalho de Investigação II; realização de pesquisa bibliográfica; visita a instituições existentes na região de Porto que atuem no atendimento de vítimas de maus-tratos ou que trabalhem com testagem psicológica e participação no 9th BASCAN Congress (Congresso da Associação Britânica para o Estudo e Prevenção do Abuso e Negligência Infantil). Esperam-se quatro produtos a partir desta experiência: 1) submissão de um artigo sobre a investigação das evidências de validade com base na estrutura interna da escala; 2) submissão de um artigo sobre as evidências de validade baseadas na relação com variáveis externas; 3) apresentação de trabalho na 9th BASPCAN Congress e 4) participação em congressos no Brasil, divulgando os dados da pesquisa com as contribuições do estágio. (AU)

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