Busca avançada
Ano de início
Entree

Variações morfológicas em formigas (Hymenoptera:Formicidae) no cultivo de cana de açúcar com diferentes formas de manejo

Processo: 14/50280-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2014
Vigência (Término): 30 de setembro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Zoologia Aplicada
Pesquisador responsável:Maria Santina de Castro Morini
Beneficiário:Débora Rodrigues de Souza
Instituição-sede: Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão. Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Mogi das Cruzes , SP, Brasil
Assunto(s):Morfologia animal   Formigas   Manejo do solo   Cana-de-açúcar

Resumo

De uma forma geral, a obtenção de produtos relacionados ao cultivo de cana-de-açúcar gera quantidades significativas de resíduos poluentes para o ambiente; um deles é a vinhaça, que possui alto teor de matéria orgânica. Uma das alternativas para o manejo sustentável tem sido a utilização dessa substância como fertilizante para a própria cultura, evitando a liberação em rios ou áreas adjacentes. Muitos estudos mostram o papel das formigas como bioindicadores por serem sensíveis às mudanças que ocorrem no ambiente; seus atributos morfológicos, como tamanho e forma, podem refletir a combinação de respostas ecológicas. Assim, neste projeto propomos estudar a morfologia das espécies de formigas que forrageiam em canaviais na região sudeste do Estado de São Paulo, onde a irrigação com vinhaça é uma rotina comum. Serão selecionadas nove áreas de coleta, três com manejo orgânico, três com vinhaça e três sem vinhaça. Além de três áreas de floresta semidecídua. As formigas serão coletadas com pitfalls e funis de Berlese-Tüllgren modificados; neste caso eles serão usados para o solo e palha. Com esse estudo esperamos obter associações entre a morfologia das espécies de formigas e o tipo de manejo do solo. Além de ampliar o conhecimento da bioecologia e diversidade funcional de formigas que forrageiam cultivares de cana-de-açúcar que fazem uso de vinhaça como fertilizante. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SILVA, N. S.; SAAD, L. P.; SOUZA-CAMPANA, D. R.; BUENO, O. C.; MORINI, M. S. C. Comparison Between Ground Ant (Hymenoptera: Formicidae) Communities Foraging in the Straw Mulch of Sugarcane Crops and in the Leaf Litter of Neighboring Forests. Journal of Economic Entomology, v. 110, n. 1, p. 111-117, FEB 2017. Citações Web of Science: 0.
SAAD, L. P.; SOUZA-CAMPANA, D. R.; BUENO, O. C.; MORINI, M. S. C. Vinasse and Its Influence on Ant (Hymenoptera: Formicidae) Communities in Sugarcane Crops. JOURNAL OF INSECT SCIENCE, v. 17, JAN 27 2017. Citações Web of Science: 5.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.