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Caracterização de habilidades sociais educativas parentais e desempenho acadêmico dos filhos no Ensino Fundamental I

Processo: 14/16667-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2014
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2015
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Tratamento e Prevenção Psicológica
Pesquisador responsável:Luciana Carla dos Santos Elias
Beneficiário:Lígia Fernandes Schiavon
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino fundamental   Tratamento psicológico   Habilidades sociais   Coleta de dados   Entrevista   Análise estatística de dados
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:desempenho acadêmico | habilidades sociais | habilidades sociais educativas parentais | Habilidades Sociais Educativas Parentais

Resumo

A literatura tem apontado à importância das Habilidades Sociais (HS) para o desenvolvimento, sendo que essas atuariam como fatores de proteção às dificuldades de aprendizagem e aos problemas de comportamento. Um importante fator para o desenvolvimento das HS na infância é atuação dos pais, cujos repertórios de HS educativas parentais (HSE-P) mostram-se importantes na educação dos filhos. Diante desse contexto, a presente pesquisa tem como objetivo principal caracterizar as HSE-P assim como as HS, comportamento e desempenho acadêmico de seus filhos que cursam o ensino fundamental. O estudo será desenvolvido em uma escola municipal de ensino fundamental do interior paulista. Participarão 50 alunos regularmente matriculados na escola, um de seus pais ou responsável legal (50) e os professores de cada aluno. Para coleta de dados serão utilizados os seguintes instrumentos: Teste de Desempenho Escolar (TDE), Roteiro de Entrevista de Habilidades Sociais Educativas Parentais (RE-HSE-P) e o Social Skills Rating System (SSRS) - Sistema de Avaliação de Habilidades Sociais Versão para professores. As entrevistas com os pais serão executadas pela bolsista solicitante; a avaliação do desempenho acadêmico das crianças será realizada por uma equipe de pesquisadores a qual a bolsista pertence e as professoras responderão ao instrumento que avalia as HS das crianças durante o seu horário de trabalho pedagógico coletivo na escola. Os resultados quantitativos serão transpostos para planilhas do programa estatístico SPSS e serão realizadas análises estatísticas pertinentes.

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