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Função executiva e teoria da mente em crianças brasileiras

Processo: 14/12756-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2014
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2015
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Débora de Hollanda Souza
Beneficiário:Ligia Maria Pereira Scavassa
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Psicologia do desenvolvimento   Desenvolvimento cognitivo   Função executiva   Flexibilidade   Pré-escolar   Crianças   Teoria da mente
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:função executiva | Pré-escolares | Teoria da Mente | Desenvolvimento Sociocognitivo

Resumo

Estudos recentes têm investigado a relação entre dois processos de desenvolvimento importantes na idade pré-escolar: a teoria da mente (ToM) e a função executiva (FE). No Brasil, o campo de estudos sobre ToM tem apresentado avanços significativos nos últimos anos, no entanto, ainda há poucos dados sobre uma possível associação entre essas duas variáveis em crianças pequenas. O presente trabalho pretende contribuir nesta direção ao testar possíveis associações entre diferentes medidas de FE e ToM em uma amostra de crianças de idade pré-escolar brasileiras. Trinta e duas crianças de 3 a 5 anos participarão desta pesquisa e serão avaliadas pela escala de teoria da mente (Wellman & Liu, 2004) e por três tarefas de função executiva: a de Seleção de Cartas com Mudança Dimensional (Dimensional Change Card Sort-DCCS) (Zelazo, 2006), a Dia/Noite (Gerstadt, Hong & Diamond, 1994) e a Urso/Dragão (Reed, Pien & Rothbart, 1984) que medem, respectivamente, habilidades de controle inibitório, flexibilidade cognitiva e demanda da memória de trabalho. Espera-se encontrar correlações significativas e positivas entre o desempenho na escala de teoria da mente e o obtido nas tarefas de função executiva.

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