Busca avançada
Ano de início
Entree

Modulação da sinalização imune de células cardíacas frente ao priming por citocinas

Processo: 14/17586-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2014
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2016
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia
Pesquisador responsável:José Maria Álvarez Mosig
Beneficiário:Paulo César Ferreira dos Santos
Instituição Sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Doença de Chagas   Doenças transmissíveis   Miócitos cardíacos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cardiomiócitos | Cardiomiopatia chagásica crônica | Doença de Chagas | INF-gama | Priming | Doenças Infecciosas

Resumo

A Cardiomiopatia Chagásica Crônica (CCC) é o elemento mórbido mais importante da Doença de Chagas e sua elucidação se tornou fundamental. Estudos da imunologia da CCC demonstram que o sistema imune desempenha um papel duplo no curso da doença, agindo de forma a controlar as formas parasitárias e ainda promovendo lesão tissular. Porém, pouco se sabe do papel das células estruturais, tais como os cardiomiócitos, no curso da doença. Sabe-se que, em outras patologias, o IFN-gama, citocina produzida em abundância no coração dos pacientes com CCC, determina o "priming" de diversas populações celulares, modulando positivamente a sua resposta. Nosso interesse é conhecer qual o papel desta citocina sobre a atividade funcional dos cardiomiócitos no camundongo infectado pelo T. cruzi. Entretanto, não é possível estudar diretamente esta questão através da análise do coração de camundongos deficientes (IFN-gamaKO ou IFN-gamaRKO) infectados, uma vez que a ausência destas moléculas resulta em aumento da carga parasitária sistêmica que afeta secundariamente o coração. Assim torna-se necessária um ensaio alternativo para avaliar o efeito in vivo do IFN-gama sobre os cardiomiócitos. No presente projeto esta questão será abordada estudando da resposta das células do músculo cardíaco ao estímulo sistêmico com ativadores de TLR, tais como o LPS ou Poly-IC, em camundongos pré-tratados com IFN-gama pela via intravenosa.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SANTOS, Paulo César Ferreira dos. Modulação da sinalização imune de células cardíacas frente ao priming por IFN-γ.. 2016. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI) São Paulo.