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Nicolau de Autrécourt: um ceticismo independente de intervenção divina e uma teoria do conhecimento

Processo: 14/19581-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2014
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2015
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Filosofia - História da Filosofia
Pesquisador responsável:José Carlos Estêvão
Beneficiário:Gabriela Navarro Chagas Soares
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Ceticismo   Causalidade   Teoria do conhecimento
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:causalidade | Ceticismo | Dúvida | princípios do conhecimento | século 14 | Teoria do Conhecimento | História da Filosofia Medieval

Resumo

Nicolau de Autrécourt, em correspondência com Bernardo de Arezzo (boa parte de sua obra remanescente), apresentou posições que ficaram conhecidas por suas argumentações claramente inclinadas a um pensamento cético. Mais do que isso, o pensamento cético de Nicolau apresentava a distinção de decorrer somente de reflexões lógicas e racionais, em contraste com o argumento cético da intervenção divina na natureza discutido à época. Apesar disso, toda a obra de Nicolau preservada até hoje demonstra uma evidente preocupação em buscar e estabelecer verdades sólidas que garantiriam a confiabilidade e permitiriam delinear os princípios do conhecimento humano. É possível conciliar um ceticismo logicamente fundado e independente da hipótese de intervenção divina, com uma cuidadosa teoria do conhecimento?

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