Sobre o conhecimento intuitivo de não-existentes em Guilherme de Ockham
Regras, problema de valor para o conhecimento e relativismo; "Hinges"(gonzos/dobra...
Combinações de conceitos modais e paraconsistentização de lógicas
Processo: | 14/19581-6 |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Brasil - Iniciação Científica |
Data de Início da vigência: | 01 de novembro de 2014 |
Data de Término da vigência: | 31 de outubro de 2015 |
Área de conhecimento: | Ciências Humanas - Filosofia - História da Filosofia |
Pesquisador responsável: | José Carlos Estêvão |
Beneficiário: | Gabriela Navarro Chagas Soares |
Instituição Sede: | Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil |
Assunto(s): | Ceticismo Causalidade Teoria do conhecimento |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | causalidade | Ceticismo | Dúvida | princípios do conhecimento | século 14 | Teoria do Conhecimento | História da Filosofia Medieval |
Resumo Nicolau de Autrécourt, em correspondência com Bernardo de Arezzo (boa parte de sua obra remanescente), apresentou posições que ficaram conhecidas por suas argumentações claramente inclinadas a um pensamento cético. Mais do que isso, o pensamento cético de Nicolau apresentava a distinção de decorrer somente de reflexões lógicas e racionais, em contraste com o argumento cético da intervenção divina na natureza discutido à época. Apesar disso, toda a obra de Nicolau preservada até hoje demonstra uma evidente preocupação em buscar e estabelecer verdades sólidas que garantiriam a confiabilidade e permitiriam delinear os princípios do conhecimento humano. É possível conciliar um ceticismo logicamente fundado e independente da hipótese de intervenção divina, com uma cuidadosa teoria do conhecimento? | |
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