Busca avançada
Ano de início
Entree

Regulação de receptores de IGF e PDGF na musculatura esquelética de camundongos com deficiência de Neuraminidase-1

Processo: 14/02501-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2014
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2018
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Edmar Zanoteli
Beneficiário:Juliana de Carvalho Neves
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Modelos animais   Sistema musculoesquelético   Proliferação celular   Neurologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Modelo Animal | Músculo esquelético | Neu1 | Proliferação celular | Receptor de IGF | Receptor de PDGF | Neurologia

Resumo

A neuraminidase-1 (Neu1) regula o catabolismo de sialoglicoconjugados nos lisossomos. A deficiência congênita da Neu1 é a base da sialidose, doença neurossomática grave associada a deformidades osteoesqueléticas, hipotonia e fraqueza muscular. Camundongos com deficiência de Neu1 (Neu1-/-) desenvolvem uma forma atípica de degeneração muscular caracterizada por expansão da matriz extracelular (MEC), invasão das fibras musculares por fibroblastos, fragmentação do citoplasma, formação vacuolar e atrofia muscular. A proliferação excessiva de fibroblastos sugere que a Neu1 está relacionada com controle do potencial proliferativo celular. O aumento da atividade gelatinolítica observada na MEC ocorreria no sentido de degradar componentes acumulados, tais como o colágeno, e seria um dos principais mecanismos responsáveis pela facilitação da migração e invasão de fibroblastos. Fibroblastos de pacientes portadores de sialidose apresentam alta capacidade proliferativa possivelmente devido a maior resposta ao PDGF-BB e ao IGF-2. Em células musculares lisas arteriais, a Neu1 desialilaria os receptores de PDGF e IGF e assim controlaria o processo de proliferação dessas células. Além disso, haveria uma relação inversa entre a expressão da Neu1 e a malignidade de células cancerosas. Os objetivos deste estudo são investigar a expressão de receptores de membrana envolvidos em vias de proliferação celular tais como o IGFr e PDGFr, que podem atuar na proliferação de fibroblastos na musculatura esquelética de camundongos Neu1-/-; avaliar drogas inibidoras de vias dos fatores de crescimento envolvidos; e determinar se estas drogas minimizariam as alterações na MEC desses animais. Os resultados obtidos poderão fornecer informações importantes quanto ao envolvimento da Neu1 no controle da atividade de receptores de proliferação celular, e na fisiopatogenia das alterações fenotípicas musculares na deficiência da Neu1. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
NEVES, Juliana de Carvalho. Regulação de receptores de IGF e PDGF na musculatura esquelética de camundongos com deficiência de neuraminidase 1. 2018. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina (FM/SBD) São Paulo.