Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos do ensino por único e múltiplos exemplares no estabelecimento do comportamento de falante em uma criança com Transtorno do Espectro Autista

Processo: 14/20416-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2015
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2016
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Pesquisador responsável:Ana Claudia Moreira Almeida Verdu
Beneficiário:Thais de Souza Mascotti
Instituição Sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Transtorno do espectro autista   Análise do comportamento   Comportamento verbal
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Análise do Comportamento | comportamento verbal | procedimentos de ensino | Transtorno do Espectro Autista | Processos de Aprendizagem, Memória e Motivação

Resumo

Déficits no repertório comportamental que trazem prejuízos à aprendizagem de comportamentos sociais, como o comportamento verbal, são características de indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Dessa forma, essa população demonstra um repertório social mais restrito do que aquelas que possuem desenvolvimento típico, e assim se torna necessário o planejamento de condições de ensino sistemáticas para a instalação desses repertórios deficitários, dentre eles o repertório verbal. Um déficit significativo nas habilidades de ouvinte e falante, ambas essenciais para o desenvolvimento do comportamento verbal, ocasionam danos sociais significativos, pois sem tais repertórios a criança tem acesso restrito à comunidade verbal. A partir do exposto e considerando a escassez de pesquisas adotando como procedimento de ensino o MEI (multiple exemplar instruction) no Brasil, a presente pesquisa objetiva comparar a efetividade de dois procedimentos, por SEI e por MEI, no ensino de habilidades linguísticas para uma criança com TEA, comparando a efetividade dos mesmos em termos de número de sessões e pelo custo de resposta para a criança. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)