Busca avançada
Ano de início
Entree

Indicadores de dotação em educandos diagnosticados com transtorno de déficit de atenção com hiperatividade

Processo: 14/11818-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2015
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2016
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Rosemeire de Araújo Rangni
Beneficiário:Mayra Berto Massuda
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Educação especial   Transtorno do deficit de atenção com hiperatividade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:dotação | Educação Especial | Transtorno de Déficit da Atenção com Hiperatividade | Educação Especial

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo geral: verificar se há indicadores de dotação em alunos com Transtornos de Déficit da Atenção com Hiperatividade (TDAH) de um município do interior de São Paulo. Como objetivos específicos: a) levantar a bibliografia sobre a coexistência da dotação e TDAH; b) levantar e analisar o conhecimento de professores sobre dotação e c) capacitar os professores para a utilização do instrumento de identificação de dotação. Os participantes serão aproximadamente 5 profissionais do CAPs I, 5 professores do ensino fundamental I do ensino regular com pelo menos um aluno indicado pelo CAPs I com o diagnóstico de TDAH, perfazendo 5 alunos diagnosticados e seus pares em sala de aula, totalizando, em média, 150 alunos. A pesquisa será exploratória-descritiva do tipo estudo de caso múltiplo. Os instrumentos utilizados serão: a) fichas de caracterização do profissional da área psicossocial e do professor; b) questionário de concepção sobre o aluno dotado e talentoso; e c) guia de observação direta em sala de aula. Será realizado um procedimento piloto com um professor regente e sua turma, além de um profissional do CAPs I para a adequação dos instrumentos. A análise dos dados será descritiva com abordagem qualitativa. Os resultados esperados são: reconhecimento de indicadores de dotação em alunos com TDAH; verificação da eficácia do instrumento de identificação utilizado com alunos com dotação e TDAH; e verificação da caracterização dos profissionais envolvidos na pesquisa, bem como, sua concepção sobre a dotação e talento. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)