Busca avançada
Ano de início
Entree

Habilidades sociais em alunos com superdotação: aplicação e avaliação de um programa de intervenção

Processo: 14/10826-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2015
Vigência (Término): 31 de agosto de 2016
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Vera Lucia Messias Fialho Capellini
Beneficiário:Ana Paula de Oliveira
Instituição Sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Habilidades sociais   Criança superdotada   Educação para superdotados   Educação especial
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Altas Habilidades | Educação Especial | habilidades sociais | Problemas de comportamento | Psicologia | Superdotação | Psicologia

Resumo

O desenvolvimento da área de habilidades sociais contribuiu de modo relevante para a compreensão das relações interpessoais. Em se tratando de crianças superdotadas, poucos são os estudos que relacionam esses dois temas, sendo que alguns apontam a necessidade de treino de habilidades sociais para que possam lidar com situações que favoreçam suas interações. Desta forma, este estudo tem como objetivo descrever as habilidades sociais de alunos com superdotação e avaliar a efetividade de um programa de intervenção comparando as habilidades sociais antes e depois da aplicação do mesmo, sob o ponto de vista do aluno e de seus respectivos pais e professores. Participarão desse estudo onze alunos do primeiro ciclo do ensino fundamental de uma escola pública de uma cidade do interior do estado de São Paulo, bem como seus pais e professores. Os participantes responderão aos seguintes instrumentos: Sistema de Avaliação de Habilidades Sociais (SSRS) versão para estudantes, pais e professores e o Questionário de Respostas Socialmente Habilidosas, versão para professores (QRSH-Professores), e versão para pais (QRSH-Pais). Os alunos serão divididos em dois grupos e a intervenção acontecerá em oito encontros no contra turno escolar uma vez por semana, com duração média de 90 minutos. Utilizando-se do delineamento de linha de base múltipla, a análise dos dados será realizada comparando-se os resultados dos instrumentos aplicados antes e após a intervenção para cada grupo, avaliando a pertinência da mesma. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ANA PAULA DE OLIVEIRA; VERA LUCIA MESSIAS FIALHO CAPELLINI; OLGA MARIA PIAZENTIN ROLIM RODRIGUES; ALESSANDRA TURINI BOLSONI-SILVA. Habilidades Sociais e Problemas de Comportamento de Crianças com Altas Habilidades/Superdotação. Psicologia : ciência e profissão, v. 41, . (14/10826-6)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
OLIVEIRA, Ana Paula de. Habilidades sociais e problemas de comportamento de estudantes com altas habilidades/superdotação: caracterização, aplicação e avaliação de um programa de intervenção. 2016. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências. Bauru Bauru.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.