Busca avançada
Ano de início
Entree

Aplicações de metabômica em RMN em problemas biomédicos

Processo: 15/02534-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2015
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2016
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Luiz Alberto Colnago
Beneficiário:Paulo Falco Cobra
Supervisor: John Lute Markley
Instituição Sede: Embrapa Instrumentação Agropecuária. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA). Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Brasil). São Carlos , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: University of Wisconsin-Madison (UW-Madison), Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:12/12847-5 - Análise do perfil metabólico de leishmanioses por RMN, BP.DR
Assunto(s):Metabolômica   Quimiometria   Ressonância magnética nuclear
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Metabolomica | Quimiometria | Ressonância Magnética Nuclear | Ressonância Magnética Nuclear

Resumo

A Ressonância Magnética Nuclear (RMN) hoje em dia é uma ferramenta importante no estudo de metabólitos e tem sido utilizada por mais de 20 anos para determinar perfis metabólicos. A investigação metabólica é normalmente dividida em metabolômica (a identificação e quantificação de metabólitos de sistemas biológicos ou organismos, mantidos em condições normais) e metabonômica (a análise destes metabolitos quando esses sistemas biológicos ou organismos sofrem mudanças em resposta a estímulos fisiopatológicos ou modificações genética). A grande vantagem da técnica é que a preparação de amostras para experimentos de RMN-metabolômica é relativamente mínima. Usando uma técnica simples, é possível identificar 20 a 40 metabólitos em extratos de tecidos, de 30 a 100 metabólitos na urina e até 65 metabólitos no plasma ou soro sanguíneo. Para a identificação de metabólitos em espectros de RMN, o software ChenoMX® é usado. No entanto, esse software muitas vezes oferece numerosas sugestões sobre metabólitos desconhecidos e, por conseguinte, pode levar à identificação incorreta destes. Desse modo, o objetivo principal deste projeto é aprender as metodologias de identificação de metabólitos já em uso pelo grupo NMRFAM e participar no desenvolvimento e testes dos que ainda estão em estudo. A metodologia utilizada pelo grupo permitirá a identificação melhor e mais precisa dos metabólitos de Leishmania sp., tema do doutorado do aluno. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GANDHI, N. N.; COBRA, P. F.; STEELE, J. L.; MARKLEY, J. L.; RANKIN, S. A.. Lactobacillus demonstrate thiol-independent metabolism of methylglyoxal: Implications toward browning prevention in Parmesan cheese. JOURNAL OF DAIRY SCIENCE, v. 101, n. 2, p. 968-978, . (12/12847-5, 15/02534-8)