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Trajetórias em construção: um olhar sociocultural sobre tornar-se professor de inglês

Processo: 15/01495-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Data de Início da vigência: 30 de julho de 2015
Data de Término da vigência: 29 de julho de 2016
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Linguística Aplicada
Pesquisador responsável:Maria Helena Vieira Abrahão
Beneficiário:Fernando Silverio de Lima
Supervisor: Stefan Tanaka
Instituição Sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: University of California, San Diego (UC San Diego), Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:13/04431-6 - Trajetórias em construção: um olhar sociocultural sobre tornar-se professor de inglês, BP.DR
Assunto(s):Formação de professores   Professores   Ensino de língua estrangeira   Língua inglesa
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ensino de Línguas | formação de professores | Linguística Aplicada | Pesquisa Narrativa | Teoria Sociocultural | Vygotsky | Formação de Professores

Resumo

Este estudo faz parte de um projeto mais amplo sobre a formação do professor de línguas sob uma perspectiva sociocultural. O desenho da pesquisa consiste em um estudo longitudinal baseado em pesquisa narrativa. Os dados são gerados a partir de narrativas orais e trabalhos escritos. As participantes são três alunas de um curso de Letras de uma universidade pública brasileira. O estudo longitudinal tem objetivo de reconstruir a trajetória narrativa do processo de tornar-se um professor de língua estrangeira ao longo de três dos quatro anos de faculdade. No tocante ao referencial teórico, as transformações e mudanças neste processo são concebidas em relação aos trabalhos de Vygotsky na Psicologia histórico-cultural, assim como interpretações contemporâneas de áreas da Linguística Aplicada e Educação. Este estágio, em específico, tem objetivo de promover trocas acadêmicas para um estudo mais detalhado do legado vygotskiano para as pesquisas baseadas em processos de ensino e aprendizagem. Ele compreende a expansão do referencial teórico acrescentando traduções em inglês de manuscritos de Vygotsky indisponíveis no Brasil. Além disso, compreende a análise dos dados longitudinais de uma perspectiva sociocultural, estabelecendo um diálogo com outros campos como a Psicologia. (AU)

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