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Análise epistemológica da pesquisa científica: aprofundamento teórico sobre as diversas abordagens epistemológicas encontradas na pesquisa empírica no campo da Educação Física

Processo: 14/27250-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2015
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2015
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Silvio Ancisar Sanchez Gamboa
Beneficiário:Edson Marcelo Hungaro
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:12/50019-7 - Produção do conhecimento em educação física: impacto do sistema de pós-graduação das regiões Sul e Sudeste do Brasil na formação e produção de mestres e doutores que atuam nas instituições de ensino, AP.TEM
Assunto(s):Pesquisa educacional   Nordeste   Educação física
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:educação física | Epistemologia da Pesquisa | Nordeste | Pesquisa Educacional | Produção do conhecimento | Epistemologia e teorias da educação

Resumo

O objetivo principal das atividades do pesquisador (PD-ii) é aprofundar nas análises dos resultados obtidos no projeto temático. Uma das opções é recuperar com base nos registros empíricos a fundamentação teórica pertinente à sua interpretação. As análises bibliométricas, cienciométricas e epistemológicas pretendem identificar frentes de pesquisa, redes de colaboração científica entre pesquisadores e instituições, influência de autores e de teorias predominantes. A discussão sobre diversas abordagens epistemológicas encontradas na pesquisa empírica no campo da Educação Física será o foco principal do pesquisador de pós-doutorado, oferecendo subsídios teóricos para a discussão dos resultados gerais do projeto temático. O estudo justifica-se na concepção geral de epistemologia entendida como filosofia da ciência, que busca superar a ideia de que a ciência provém apenas dos fatos. A ciência exige a relação complexa entre fatos, teorias e explicações científicas. Para descobrir essas relações é preciso o exercício da interpretação que articule os fatos, as teorias e as explicações. E a interpretação é um processo determinado por condições subjetivas que dependem de perspectivas e interesses diferentes o que leva à invenção de teorias também diferentes. O pesquisador PD-ii terá a colaboração dos pesquisadores associados responsáveis pelas atividades relacionadas com as análises epistemológicas e da equipe de auxiliares de pesquisa vinculados ao grupo Paideia da FE/Unicamp. As atividades do pesquisador estão previstas a partir da 3a fase do desenvolvimento do projeto temático quando a sistematização dos dados já esteja realizada e se tenham as condições para a discussão dos resultados.

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