Busca avançada
Ano de início
Entree

Leitura compartilhada de histórias e a influência do comportamento ecoico na aprendizagem de vocabulário de crianças de 5 anosLeitura compartilhada de histórias e a influência do comportamento ecoico na aprendizagem de vocabulário de crianças de 5 anos

Processo: 15/03556-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2015
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2016
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Pesquisador responsável:Andréia Schmidt
Beneficiário:Letícia Melo de Paulo
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Aprendizagem   Vocabulário   Leitura   Rendimento escolar   Comportamento verbal   Crianças
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:aquisição de vocabulário | comportamento ecoico | comportamento verbal | Comportamento Verbal

Resumo

Muitas pesquisas indicam que as leituras compartilhadas de histórias provocam melhorias na comunicação e no desempenho escolar das crianças, já que auxilia a compreensão de palavras desconhecidas, ocasionando uma maior possibilidade de aprendizagem destas. Porém, ainda não há clareza sobre quais variáveis facilitam tal aprendizagem, apesar de haver indicações de que o comportamento ecoico é um possível facilitador do processo. Levando isso em consideração, esse projeto tem o objetivo de investigar se o comportamento ecoico auxilia no processo de aprendizagem de palavras em diferentes condições. Para isso, 18 crianças de 5 anos de idade serão divididas em 3 grupos, que serão submetidos a diferentes condições. Na primeira condição (Somente Leitura), a história será lida por duas vezes consecutivas. Na segunda (Somente ecoico), não haverá a leitura da história e a criança será submetida ao procedimento de pareamento auditivo-visual, e após ouvir o nome do objeto mostrado na figura, emitirá um comportamento ecoico. Na terceira condição (Leitura com Ecoico), a pesquisadora lerá a história somente uma vez e solicitará ao participante a emissão de um comportamento ecoico para cada pseudopalavra apresentada. Nas três condições, cada pseudopalavra será apresentada 6 vezes para controlar o número de exposições destas. Uma história adequada à idade das crianças foi escrita especificamente para esse estudo e contém substantivos concretos inventados (pseudopalavras). Logo após os procedimentos, a pesquisadora irá checar a aprendizagem imediata do novo vocabulário e sete dias depois, irá verificar a manutenção dessa aprendizagem, na segunda sessão experimental. Os dados dos três grupos serão analisados e comparados para a posterior investigação das variáveis controladas.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)