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Dilemas culturais na formação de um novo território historiográfico: os sons, as sonoridades, as escutas e a música

Processo: 14/25920-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2015
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2016
Área de conhecimento:Ciências Humanas - História
Pesquisador responsável:José Geraldo Vinci de Moraes
Beneficiário:José Geraldo Vinci de Moraes
Pesquisador Anfitrião: Idelette Muzart Fonseca dos Santos
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Université Paris Ouest Nanterre La Défense (Paris 10), França  
Assunto(s):História da cultura   História da música   Historiografia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:História Cultural | história da música | historiografia | historiografia da música | História da Cultura, da Música e Historiografia

Resumo

O projeto de pesquisa aqui apresentado destina-se à solicitação de uma bolsa para estágio pós-doutoral, para um período de seis meses (de setembro de 2015 a fevereiro de 2016), na Universidade Paris X, Nanterre - Ouest. A responsabilidade pela supervisão deste estágio será da professora doutora Idelette Muzart Fonseca dos Santos coordenadora do CRILUS, Centre de recherches interdisciplinaires du monde lusophone. O tema da pesquisa tem uma perspectiva nitidamente interdisciplinar para a qual convergem elementos da história cultural, de extração francesa, musicologia histórica, historiografia e linguagens. Deste modo, o Centro de Pesquisa coordenado pela professora Idelette Muzart, torna-se o núcleo ideal para o desenvolvimento da investigação. A pesquisa pretende discutir os elementos e dilemas atuais existentes em um campo do conhecimento que se preocupa com os sons, as sonoridades, as escutas e, claro, com a música. O foco central é aprofundar as pesquisas e debates que colaboram para a compreensão talvez de um novo território de conhecimento historiográfico com preocupações teóricas, metodológicas e temáticas próprias. Não se trata de modo algum de procurar caminhos para uma "nova história da música", embora leve em conta as discussões existentes em torno desta questão. De qualquer maneira, a perspectiva é a dos historiadores preocupados em escutar o passado e as formas de acessá-lo/escutá-lo, e com os processos de construção dos conhecimentos históricos que tem a música, os sons e as escutas como eixos centrais. Essa discussão tem sido realizada pelos membros e pesquisadores do Grupo de Pesquisa Entre e memória e a história da música. Desta maneira, o objetivo é tanto ampliar as discussões coletivas ali existentes, como desenvolver a pesquisa individual, apresentada no item a seguir, como forma de aprofundar o debate. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)