Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização de fatores celulares relacionados com o brotamento e externalização do vírus Oropouche

Processo: 15/06142-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de junho de 2015
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Luis Lamberti Pinto da Silva
Beneficiário:Natalia da Silva Barbosa
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Virologia   Orthobunyavirus   Fatores celulares derivados do hospedeiro   Liberação de vírus   Replicação viral   Interações vírus-célula

Resumo

O vírus Oropouche (OROV) é um arbovírus pertencente à família Bunyaviridae, gênero Orthobunyavirus e sorogrupo Simbu. O OROV é o agente etiológico da febre do Oropouche, a segunda arbovirose mais prevalente no país depois da dengue. Estima-se que cerca de meio milhão de pessoas foram infectadas pelo vírus nos últimos 48 anos no Brasil. Embora a maior parte dos casos relatados tenham ocorrido na região amazônica, o desmatamento e aquecimento global elevam o risco de redistribuição dos insetos vetores e consequente disseminação do vírus para o restante do Brasil. A infecção é de início abrupto, com sintomas semelhantes aos de outras doenças tropicais comuns, como febre, cefaleia e mialgia, podendo haver recidivas dias depois do fim dos sintomas iniciais. Pela infecção ser caracterizada por sintomas inespecíficos, o real impacto em número de casos de infecção por OROV deve ser maior que o registrado. Apesar da sua grande importância na saúde pública, pouco se conhece sobre o ciclo replicativo de OROV. Desta forma, o presente estudo tem por objetivo ampliar os conhecimentos sobre os mecanismos moleculares envolvidos na montagem, brotamento e externalização viral. Acredita-se que a maior parte dos Bunyavirus são montados no complexo de Golgi com a formação de fábricas virais que fusionam com a membrana plasmática liberando as partículas virais. Entretanto, a montagem em outros compartimentos do sistema de endomembranas foi relatada para algumas espécies. De fato, estudos recentes do nosso laboratório indicam que a montagem de OROV ocorra em um compartimento distinto do complexo de Golgi. Neste projeto nos propomos identificar este compartimento e compreender o mecanismo pelo qual as partículas virais são externalizadas. Especificamente, testaremos se exportação de proteínas a partir do TGN e a biogênese de corpos multivesiculares, a partir de endosomos primários, têm papel no ciclo replicativo de OROV. Adicionalmente, analisaremos a possível participação de proteínas Rab (Rab27a, Rab27b e Rab35), envolvidas na liberação de exossomos, desempenham papel na externalização de OROV. O melhor entendimento desses eventos, revelará aspectos importantes, ainda desconhecidos, envolvidos na montagem de OROV em células humanas e sua externalização. Desta forma, gerando informações significativas para melhor compreensão dos mecanismos da patogênese de OROV, podendo assim, contribuir para a elaboração de estratégias visando inibir a replicação viral. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SABINO-SANTOS, JR., GILBERTO; MOTTA MAIA, FELIPE GONCALVES; MARTINS, RONALDO BRAGANCA; GAGLIARDI, TALITA BIANCA; DE SOUZA, WILLIAM MARCIEL; MUYLAERT, RENATA LARA; DE SOUZA LUNA, LUCIANO KLEBER; MELO, DANILO MACHADO; CARDOSO, RICARDO DE SOUZA; BARBOSA, NATALIA DA SILVA; PONTELLI, MARJORIE CORNEJO; MAMANI-ZAPANA, PRISCILA ROSSE; VIEIRA, THALLYTA MARIA; MELO, NORMA MARIA; JONSSON, COLLEEN B.; GOODIN, DOUGLAS; SALAZAR-BRAVO, JORGE; PINTO DASILVA, LUIS LAMBERTI; ARRUDA, EURICO; MORAES FIGUEIREDO, LUIZ TADEU. Natural infection of Neotropical bats with hantavirus in Brazil. SCIENTIFIC REPORTS, v. 8, JUN 13 2018. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.