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O impacto da simulação da baixa, média e alta fidelidade no conhecimento e na satisfação do aluno de graduação em enfermagem na necessidade de eliminação

Processo: 15/07586-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2015
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2017
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem Médico-cirúrgica
Pesquisador responsável:Alessandra Mazzo
Beneficiário:Juliana Constantino Franzon
Instituição Sede: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Simulação (aprendizagem)   Análise quantitativa
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Enfermagem | Ensino Simulado | necessidade básica de eliminação | Simulação | Simulação no Ensino de Enfermagem

Resumo

O objetivo geral desse projeto é identificar e comparar o impacto da simulação da baixa, média e alta fidelidade no conhecimento e na satisfação do aluno de graduação em Enfermagem durante a avaliação das eliminações. Estudo quantitativo e quase-experimental a ser realizado na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP). Seguidos os preceitos éticos, participarão do estudo alunos de graduação em enfermagem dos cursos de Bacharelado e Bacharelado e Licenciatura maiores de 18 anos, que já cursaram a disciplina de Semiologia e Semiotécnica e não tiveram experiência clínica em unidades hospitalares. Os dados serão coletados pelos próprios pesquisados após a realização de um Workshop teórico prático, com atividades simuladas de baixa, média e alta fidelidade, sobre assistência de enfermagem na necessidade de eliminação. Para a coleta de dados após as atividades simuladas os estudantes responderão a um Teste de conhecimento e a Escala de Satisfação com as Experiências Clínicas Simuladas (ESECS). Os dados da pesquisa serão codificados e digitados duplamente em planilhas do aplicativo Excel, que serão exportados e analisados no programa SPSS (Statistical Package for Social Science), versão 18 (Windows). Será realizada análise estatística para cada um dos aspectos propostos nos instrumentos de coleta de dados. A análise descritiva será realizada através de análise de frequência e porcentagem e os dados serão correlacionados segundo os objetivos propostos no estudo. A análise estatística da fase quase-experimental será realizada através de testes paramétricos. Para análise da ESECS serão realizados testes de cálculo de consistência interna, através do coeficiente de alpha (±) Cronbach e também como na escala original os itens serão avaliados nas dimensões prática, cognitiva e comportamental. A discussão dos resultados da pesquisa será realizada com fundamentação na revisão da literatura, pertinentes aos objetivos propostos. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
JULIANA CONSTANTINO FRANZON; MATEUS HENRIQUE GONÇALVES MESKA; CEZAR KAYZUKA COTTA FILHO; GIOVANNA CRISTINA CONTI MACHADO; ALESSANDRA MAZZO. Implicações da prática clínica em atividades simuladas: satisfação e autoconfiança dos estudantes. Reme : Rev. Min. Enferm., v. 24, . (15/07586-6)