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'Zabé come zumbi, zumbi come Zabé': arte afro-brasileira e relações raciais no Brasil

Processo: 14/26775-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2015
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2017
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Antropologia - Antropologia das Populações Afro-brasileiras
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Lilia Katri Moritz Schwarcz
Beneficiário:Hélio Santos Menezes Neto
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Arte afro-brasileira   Antropologia da arte   Relações raciais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Arte Afro-Brasileira | arte negra | Identidade negra | Museu Afro Brasil | museu afro-brasileiro | Antropologia da Arte

Resumo

Este projeto versa sobre o tema inconstante da chamada arte afro-brasileira, tomando o Museu Afro-Brasil (SP) e o Museu Afro-Brasileiro (Salvador) como espaços privilegiados de análise etnográfica. Seu enfoque se realiza em duas dimensões complementares: dos processos de museologização dessa arte, assim como das contradições de sua capacidade classificatória. Subjaz ao entendimento geral do estudo a existência de uma relação incerta, porém constante, entre os domínios da especificidade desse campo artístico e as contingências da taxinomia racial engendrada na sociabilidade brasileira. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MENEZES NETO, Hélio Santos. Entre o visível e o oculto: a construção do conceito de arte afro-brasileira. 2017. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD) São Paulo.