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Entre o visível e o oculto: a construção do conceito de arte afro-brasileira

Texto completo
Autor(es):
Hélio Santos Menezes Neto
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD)
Data de defesa:
Membros da banca:
Lilia Katri Moritz Schwarcz; Domingos Tadeu Chiarelli; Roberto Luís Torres Conduru; Kabengele Munanga
Orientador: Lilia Katri Moritz Schwarcz
Resumo

Essa dissertação versa sobre a noção de arte afro-brasileira, tomando os principais estudos voltados à questão, exposições emblemáticas ao redor do tema e os contextos de fundação e expografia de duas instituições decisivas da área o Museu Afro-Brasileiro, em Salvador, e o Museu Afro Brasil, em São Paulo como meios privilegiados de acesso às disputas conceituais e políticas que a constituem. Subjaz ao entendimento geral do estudo que as dificuldades de conceituação dessa arte de muitos nomes negra, afrodescendente, afro-orientada, diaspórica, preta etc. e os distintos significados que lhe foram sendo atribuídos ao longo do século XX, se relacionam de maneira incerta, porém constante, com as ambiguidades que informam as relações raciais no Brasil. Os capítulos que compõem essa dissertação buscam se debruçar sobre esse mosaico de usos, interpretações e definições que dão corpo e sentido, ainda que instável, ao termo. Afinal, quando se faz ou se fala em arte afrobrasileira, do que se está falando e o que se está fazendo? Quando uma exposição ou museu são organizados em torno desse conceito, que critérios e entendimentos são por eles acionados e, por fim, também criados? (AU)

Processo FAPESP: 14/26775-1 - 'Zabé come zumbi, zumbi come Zabé': arte afro-brasileira e relações raciais no Brasil
Beneficiário:Hélio Santos Menezes Neto
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado