Busca avançada
Ano de início
Entree

Suplementação com a polpa do fruto de juçara (Euterpe edulis Mart.) durante a gestação e lactação na expressão da proteína desacopladora 1 (UCP1) do tecido adiposo marrom da prole de 21 dias

Processo: 15/02602-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2015
Vigência (Término): 31 de março de 2017
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Nutrição
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Luciana Pellegrini Pisani
Beneficiário:Perla Pizzi Argentato
Instituição-sede: Instituto de Saúde e Sociedade (ISS). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Baixada Santista. Santos , SP, Brasil
Assunto(s):Antocianinas   Ácidos graxos trans   Tecido adiposo marrom   Suplementação alimentar

Resumo

Em recém-nascidos o tecido adiposo marrom (TAM) ajuda a regular o gasto energético via termogênese mediada pela proteína desaclopadora 1 (UPC1). Recentemente o TAM foi reconhecido em adultos e inversamente correlacionado com o Índice de Massa Corporal. Assim, muitos experimentos foram propostos na tentativa de verificar quais compostos dos alimentos poderiam contribuir para melhorar sua resposta e estímulo. Pesquisas objetivando avaliar os efeitos da suplementação de diferentes lipídios encontrou que o tipo de gordura da dieta materna impacta no TAM de ratos lactentes e a suplementação da dieta de ratos com um antioxidante fenólico aumentou a UCP1 no TAM dos mesmos. Porém, estudos com antioxidantes e o impacto desses mesmos parâmetros na prole é menos frequente na literatura. Neste sentido, a utilização de alimentos ricos em Antocianinas, um potente antioxidante, como a polpa do fruto da Palmeira Juçara (Euterpe edulis Mart. EJ) torna-se atrativa na programação metabólica no que concerne ao TAM. Assim, esta pesquisa objetiva avaliar o efeito da suplementação da polpa deste fruto durante a gestação e a lactação sobre o TAM e UCP1 da prole de 21 dias. Os grupos serão compostos por ratos Wistar machos: Grupo C21 - Prole de mães que receberão dieta controle contendo óleo de soja. Grupo CJ21 - Prole de mães que receberão dieta controle com suplementação do EJ. Grupo T21 - Prole das mães que receberão dieta contendo gordura vegetal hidrogenada (GVH). Grupo TJ21 - Prole das mães que receberão dieta contendo GVH e EJ. Serão avaliadas as concentrações séricas de LPS, TG, CT, HDL, glicose, adiponectina, insulina, o conteúdo de gorduras e proteínas da carcaça e expressão proteica da UCP1 no TAM. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ARGENTATO, PERLA P.; CESAR, HELENA DE CASSIA; ESTADELLA, DEBORA; PISANI, LUCIANA P. Programming mediated by fatty acids affects uncoupling protein 1 (UCP-1) in brown adipose tissue. BRITISH JOURNAL OF NUTRITION, v. 120, n. 6, p. 619-627, SEP 28 2018. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.